Não tem como falar do Nordeste sem lembrar das belas paisagens, da saborosa gastronomia, das festas inigualáveis e da cultura diversa. A região detém um povo de riso solto, coração generoso e muita garra para enfrentar os desafios diários. E para celebrar o ‘Dia do Nordestino’ comemorado nesta terça-feira (8), o Portal MASSA! conversou com seus leitores para saber o que acham dessa terra especial.
Leia também:
Após 6 meses, moradores de prédio abalado retornam ao lar
Pode isso? Cidades mudam de nome após eleições
Um povo forte, aguerrido, que não se detém diante da dificuldade e luta com toda a sua força
“Tenho um orgulho danado de ser uma mulher nordestina! Temos diversos pontos que nos diferenciam das outras regiões: a culinária, as praias, a música, mas sobretudo o nosso povo. Um povo forte, aguerrido, que não se detém diante da dificuldade e luta com toda a sua força”, disse a bibliotecária Ingrid Paixão, que é soteropolitana mas atualmente mora em Lauro de Freitas.
A também soteropolitana e estudante de gestão pública, Genildes Azevedo, destacou as características do nordestino. “Pessoas fortes, que não medem esforços para ajudar umas as outras. Povo que mesmo tendo sofrido tanto não deixa de ser feliz”.
A paraibana Paloma Almeida demonstrou o orgulho que tem da história, do sotaque, das alegrias, porém ressaltou uma das maiores dificuldades vivida por quem é do nordeste: a xenofobia.
A discriminação, falta de respeito e falta de empatia muitas das vezes não deixa que as outras pessoas consigam enxergar o quanto nossa região é rica
“A discriminação, falta de respeito e falta de empatia muitas das vezes não deixa que as outras pessoas consigam enxergar o quanto nossa região é rica, cheia de pessoas batalhadoras e arretadas”.
Como nasceu o Dia do Nordestino?
De acordo com a Agência Senado, 8 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Nordestino em homenagem ao poeta, teatrólogo, músico e compositor Catulo da Paixão.
Conhecido como o Poeta do Sertão, o maranhense Catulo nasceu justamente nesta data, no ano de 1863. Em pesquisas na internet, também é possível encontrar informações de que um outro nordestino porreta teria servido de inspiração para esse dia tão relevante: Antônio Gonçalves da Silva.
Conhecido como Patativa do Assaré (1909 – 2002), ele foi um importante poeta popular, compositor e cantor cearense.
Personalidades Nordestinas
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (1914-1992), mais conhecida como Irmã Dulce, nasceu em Salvador (BA). Sua entrega, trabalho, fé e amor ao catolicismo e as pessoas, fez com que em outubro de 2019, ‘anjo bom da Bahia’ virasse oficialmente a primeira santa brasileira com milagres reconhecidos pelo Vaticano.
Luiz Gonzaga (1912-1989), cantor e compositor, conhecido como o 'Rei do Baião’, nasceu em Exu, município de Pernambuco e se tornou um dos maiores nomes da música popular brasileira.
Ariano Suassuna (1927-2014), escritor, poeta, dramaturgo e professor, nasceu em João Pessoa, na Paraíba. Uma das suas obras mais famosas é 'O Auto da Compadecida', que foi transformada em um filme de grande sucesso.
Estados
De acordo com o IBGE, a região Nordeste é a segunda mais populosa do Brasil, com cerca de 58 milhões de habitantes. O Nordeste, que abrange 18% do território nacional, é constituído por nove estados: Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.