28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Merecido - 13/03/2024, 06:20 - Maria Clara Oberlaender

Dia do Bibliotecário é marcado em evento gratuito da FPC

O tema do evento foi “Igualdade racial nas bibliotecas: diálogos sobre povos negros, originários e tradicionais em equipamentos culturais

Fundação Pedro Calmon (FPC) promove evento Dia do Bibliotecário
Fundação Pedro Calmon (FPC) promove evento Dia do Bibliotecário |  Foto: Denisse Salazar / AG A TARDE

Em alusão ao Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março, a Fundação Pedro Calmon (FPC) promoveu, ontem, um evento gratuito na Biblioteca Central do Estado da Bahia com mesas-redondas, intervenções musicais, stands e oficinas durante todo o dia.

A Fundação, unidade responsável pelo sistema de Arquivos e Bibliotecas Públicas do estado da Bahia, escolheu o tema “Igualdade racial nas bibliotecas: diálogos sobre povos negros, originários e tradicionais em equipamentos culturais” para o evento e deixou margem para um debate não só sobre letramento racial e livros, mas sobre a importância do bibliotecário nesse meio.

“Com esse tema, trazemos uma das nossas principais missões: através dos livros, leitura e conhecimento promover a cidadania e equidade entre todos na sociedade baiana”, explica o diretor-geral da FPC, Vladimir Pinheiro.

Tamires Neves,diretora de bibliotecas públicas do estado Bahia.
Tamires Neves,diretora de bibliotecas públicas do estado Bahia. | Foto: Denisse Salazar / AG A TARDE

Quem esteve presente em uma das mesas foi a diretora de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia, Tamires Neves, que pontuou os desafios dos equipamentos.

“O principal desafio da biblioteca é se entender enquanto equipamento cultural e promover nesses espaços diálogos com a comunidade, proporcionar para ela esse olhar crítico, reflexões e, principalmente para o jovem, fazer com que ele entenda o contexto social em que vive”, destacou.

Além das mesas com temáticas voltadas para a importância do profissional bibliotecário, a programação contou com intervenções musicais e os lançamentos dos livros “Barriga Suja”, de Isabel Souza, “Mulher Preta na Política”, de Olívia Santana, e “Epistemologia Social Feminista Negra”, de Leyde Klebia.

Selma Santos,diretora de bibliotecas da UFS,Fábio cordeiro,presidente CFB,Tamires Neves,diretora de bibliotecas públicas do estado Bahia
Selma Santos,diretora de bibliotecas da UFS,Fábio cordeiro,presidente CFB,Tamires Neves,diretora de bibliotecas públicas do estado Bahia | Foto: Denisse Salazar / AG A TARDE

Durante todo o dia, a comemoração recebeu mais de 200 visitantes. “Percebemos que quando voltamos a fazer festas e eventos literários pós-pandemia, houve uma receptividade das pessoas. Elas gostam de ter esse diálogo, essa troca”, pontuou Tamires.

Conhecida como Biblioteca Pública dos Barris, o espaço já foi palco de diversos eventos culturais, como a OSBArris e a ocupação do Bazá Rozê e abriga um acervo diverso, desde obras raras, literatura baiana e até mesmo o setor braille - um dos principais entre bibliotecas públicas do Brasil.

Ingrid paixão, gerente do sistema de bibliotecas públicas da Bahia
Ingrid paixão, gerente do sistema de bibliotecas públicas da Bahia | Foto: Denisse Salazar / AG A TARDE

Segundo Ingrid Paixão, Gerente do Sistema de Bibliotecas Públicas, a inclusão é para todos. “A biblioteca já foi aquele local elitista, em que parte da população tinha acesso e apenas os livros físicos eram utilizados, hoje expandimos esse olhar e compreendemos a dinamicidade da biblioteca como um setor cultural que agrega”, afirma.

Dia do Bibliotecário é marcado em evento gratuito da FPC Dia do Bibliotecário é marcado em evento gratuito da FPC Dia do Bibliotecário é marcado em evento gratuito da FPC Dia do Bibliotecário é marcado em evento gratuito da FPC Dia do Bibliotecário é marcado em evento gratuito da FPC Dia do Bibliotecário é marcado em evento gratuito da FPC Dia do Bibliotecário é marcado em evento gratuito da FPC Dia do Bibliotecário é marcado em evento gratuito da FPC

exclamção leia também