25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Receita Federal - 12/09/2025, 19:00 - Da Redação

Deu ruim na declaração do IR? Veja como retificar e sair da malha fina

Erros são comuns e podem ser solucionados de forma simples pela internet

A retificação é o caminho mais indicado pelos profissionais
A retificação é o caminho mais indicado pelos profissionais |  Foto: Divulgação

Após o fim do prazo para que os contribuintes declarem o Imposto de Renda, os pagantes que encontrarem alguma irregularidade na declaração não precisam entrar em pânico, pois ainda podem escapar da malha fina do leão através da retificação do documento.

Leia Também:

O primeiro passo é acessar o portal e-CAC da Receita Federal e verificar a situação da declaração. Se houver pendências, o sistema apontará os erros que precisam ser ajustados. Em muitos casos, os problemas estão ligados a dados incorretos no informe de rendimentos, informações divergentes sobre despesas médicas ou omissões de rendimentos, inclusive de dependentes.

A retificação é o caminho mais indicado, desde que feita corretamente: “O contribuinte deve fazer a retificação utilizando o mesmo modelo da declaração original (completo ou simplificado) e ter em mãos o número do recibo da entrega anterior. Esses cuidados evitam novos problemas”, afirmou o consultor contábil Antônio Queiroz.

No entanto, há situações em que os erros não partem do contribuinte, mas sim da empresa ou fonte pagadora, o que também pode levar alguém à malha fina. Para evitar esse tipo de transtorno, as empresas precisam adotar algumas medidas essenciais, como:

- Conferir com rigor os dados informados na DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte), especialmente CPF e valores;

- Evitar alterações no informe de rendimentos após o envio da DIRF sem comunicação ao colaborador;

- Informar corretamente os valores retidos de IRRF e repassá-los à Receita dentro do prazo;

- Evitar erros em lançamentos de benefícios ou reembolsos médicos, que podem gerar inconsistência com os dados da DMED (Declaração de Serviços Médicos).

“É dever da empresa garantir a consistência dos dados informados. Um pequeno erro pode causar um grande transtorno para o colaborador”, reforça Queiroz.

O prazo para retificar a declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física é de até cinco anos, mas agir o quanto antes reduz riscos e evita multas ou complicações maiores.

exclamção leia também