A Bahia recebeu o status de referência em neurocirurgia no Brasil durante o evento internacional do G20. Como representante, o superintendente de Assistência Integral à Saúde, Karlos Figueredo, participou do encontro, neste sábado (16), onde apresentou os avanços que colocam o estado como destaque.
Leia mais:
Estudantes de colégios públicos da Bahia se destacam no Panamá
Noite Afro Cultural é realizada neste sábado em Sussuarana
Orquestras Afrobaianas emocionam público na Concha Acústica
Na apresentação, Figueredo destacou o modelo implementado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, considerado referência no Nordeste pela estrutura de alta complexidade e inovações.
Entre os resultados apresentados, está o aumento expressivo de atendimentos: mais de mil cirurgias realizadas em 12 meses e 5.704 consultas ambulatoriais no mesmo período.
“Os investimentos do Governo da Bahia têm transformado a saúde no estado, garantindo que unidades como o Clériston Andrade ofereçam tratamentos de alta complexidade antes restritos às capitais. Isso reflete nosso compromisso com a interiorização e a modernização do atendimento”, destacou Figueredo.
Outro ponto de destaque foi a implementação de um serviço integrado de neurocirurgia, incluindo adoção de tecnologias avançadas, como o sistema de videoangiografia intraoperatória, de forma pioneira no Estado da Bahia.
A apresentação ocorreu no painel “Saúde Cerebral e Triagem: Da Ciência à Política”, que reuniu especialistas internacionais para discutir desafios e soluções globais no campo da neurociência, em especial do desafio da interiorização da alta complexidade.