Na noite deste sábado (16), o bairro de Sussuarana, em Salvador, vai celebrar a cultura afro-brasileira. A Noite Afro Cultural, evento que integra o calendário do Salvador Capital Afro e as ações do Novembro Negro, terá início às 19h no Centro de Pastoral Afro Pe. Heitor Frisotti (Cenpah), com entrada gratuita e os valores das vendas de bebidas e alimentos serão revertidos para ações sociais do coletivo.
Leia também:
Orquestras Afrobaianas emocionam público na Concha Acústica
Funceb chega ao Cine Teatro Solar Boa Vista com o Novembro das Artes Negras
Além de oferecer apresentações musicais de artistas como Madah Gomes, Brunno de Jesus, Banda Urbanidade Nagô e o Grupo Exclusivo, o evento visa arrecadar fundos para projetos sociais e culturais que beneficiam a comunidade local. As iniciativas incluem ações educativas, de empoderamento e promoção da equidade racial, organizadas por uma ampla rede sociocultural liderada pelo Coletivo Negritude Sussuarana.
Segundo Danúbia Santos, coordenadora do projeto, a programação especial da Noite Afro Cultural é o encerramento de uma série de atividades realizadas desde outubro, que incluíram workshops de capoeira, percussão, estética negra e dança afro. “O evento reforça o papel da cultura como agente de transformação social, criando oportunidades para fortalecer a autoestima e a identidade cultural da comunidade”, afirma.
A banda Urbanidade Nagô, que atua há 25 anos na comunidade com projetos de arte-educação, será um dos destaques da noite. O grupo utiliza a música como ferramenta de impacto social, promovendo a valorização da cultura negra.
Com o lema de celebrar a ancestralidade e reafirmar a resistência negra, a Noite Afro Cultural irá oferecer entretenimento, mas também reafirmar a importância de ações que promovem justiça e equidade social.