26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

que barril! - 12/11/2024, 13:30 - Bruno Dias

Desastre barril! Queda de prédio assusta população de Alto de Coutos

Parte do prédio desmoronou na manhã de segunda-feira (11) após fortes chuvas e ventanias no local. Sedur iniciou a demolição nesta terça-feira (12)

Desabamento aconteceu na segunda-feira (11)
Desabamento aconteceu na segunda-feira (11) |  Foto: Bruno Dias / MASSA!

A localidade de Alto de Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, ficou abalada com o desabamento de parte de uma estrutura por conta do forte temporal, na manhã de segunda-feira (11). O desastre assustou diversos moradores e chamou atenção da Sedur, que iniciou o processo de demolição nesta terça-feira (12).

Leia mais:

Construção irregular pode ter causado queda de prédio no Subúrbio

Trabalhadores de obra escaparam de tragédia em Alto de Coutos; entenda

Morador detalha desabamento de prédio em Coutos: "Só ouvi a zoada"

O Portal MASSA! esteve presente no local e conversou com populares da região, que deixaram suas casas para presenciar o prédio destruído. Conforme apuração da reportagem, cinco homens atuavam em uma obra no local e se retiraram para o almoço momentos antes do desabamento, escapando da tragédia. Ninguém ficou ferido.

"Eu estava em casa, só ouvi a zoada e vi todo mundo correr. Mas estava rachado, tudo daquele jeito ali. Do jeito que estava aí, dava para ver que ia ser assim em pé. Estava ali todo oco. Lá na frente é academia, padaria. Aqui no fundo não tem nada, ninguém usava", disse Ailton Oliveira, de 57 anos.

Veja o momento do segundo desabamento:

Grande prejuízo

Angústia e preocupação. Esses foram os sentimentos que tomaram conta do proprietário do imóvel, de prenome Ismael, no momento em que o local desmoronou. Em conversa com a reportagem, Tony Santos, um amigo próximo do dono, contou que estava com o homem no momento da situação e foi desesperador.

"O emocional dele ficou muito abalado. Tínhamos acabado de nos encontrar quando ele recebeu uma ligação avisando. A preocupação foi com os funcionários que ficaram no local, já que haviam cinco pessoas trabalhando. O desespero dele foi muito grande. É uma situação muito difícil para o cidadão que luta e trabalha para conseguir as coisas para formalizar um termina vendo o seu bem indo embora em segundos. Então além da tristeza é uma dor muito grande", contou.

Tony Santos, amigo do proprietário do imóvel
Tony Santos, amigo do proprietário do imóvel | Foto: Bruno Dias / Portal MASSA!

Irregularidades impulsionaram desabamento

Em contato com os engenheiros Otto Moutinho, da Defesa Civil de Salvador (Codesal), e Celso Jorge Carvalho, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), foi informado que a estrutura apresentava irregularidades em sua construção, o que pode ter contribuído para a queda, aliada ao forte temporal.

Fiscalizações e análises foram realizadas no local desde ontem e, nesta manhã de terça-feira (12), foi iniciada a demolição do prédio. Segundo o diretor geral de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Antônio Lins, os serviços serão finalizados ainda hoje.

"Antes de qualquer coisa temos que fazer os estudos para fazer a demolição. Existem vários tipos de demolição, então temos que ver se os prédios vizinhos foram afetados e se tiveram sua estrutura danificada. A partir daí a gente faz a demolição em si, que é o que está acontecendo hoje. Não houve danos estruturais nos vizinhos. Agora teremos uma última análise, que acontece depois da demolição, para saber como tudo ficou nas casas vizinhas", detalhou ao Portal MASSA!.

Codesal e Sedur estiveram no local do desabamento
Codesal e Sedur estiveram no local do desabamento | Foto: Bruno Dias / MASSA!

exclamção leia também