![Caixa está na mira da DPU e foi notificada para resolver problema](https://cdn.jornalmassa.com.br/img/Artigo-Destaque/1240000/380x300/Defensoria-enquadra-a-Caixa-por-agir-na-surdina-e-0124230700202312071853-ScaleOutside-1.webp?fallback=%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1240000%2FDefensoria-enquadra-a-Caixa-por-agir-na-surdina-e-0124230700202312071853.jpg%3Fxid%3D5866005&xid=5866005)
A Defensoria Pública da União (DPU) enviou à Caixa Econômica Federal (CEF), na quarta-feira (06), recomendação com uma série de medidas relacionadas a bloqueios de contas da instituição bancária que têm sido realizados sem aviso prévio aos titulares e com desbloqueio somente possível por ordem judicial, o que tem causado transtorno aos clientes.
Segundo a DPU, a CEF age sem avisar aos clientes, sob a justificativa de “operação financeira supostamente ilícita” (suspeita de fraude). O prazo para resposta é de 20 dias e o banco deve informar sobre providências adotadas, medidas implementadas e/ou razões para o não acolhimento do recomendado. Se não for atendida, a DPU deve ajuizar ação coletiva. O documento foi enviado para o presidente, o corregedor e a diretora jurídica da Caixa.
Após análise dos casos que chegaram à instituição, a DPU identificou situações em que as contas foram bloqueadas apesar de não ter ocorrido qualquer fraude e que permaneceram desta forma, mesmo depois de os correntistas demonstrarem que as transações não eram fraudulentas, pois a CEF alegava ser necessária decisão judicial para desbloqueio. Em muitos casos, as contas bancárias eram destinadas ao recebimento de benefícios sociais por pessoas hipossuficientes.