A Vigilância Sanitária (Visa) de Salvador iniciou as ações educativas e de fiscalização em Salvador, ao longo do mês de junho, com o objetivo de garantir a qualidade dos alimentos comercializados em feiras livres da capital baiana. O alvo são comidas à base de milho e amendoim, que se tornam mais vendidas por serem tradição nesta época do ano.
Além disso, os alimentos são altamente perecíveis e devem ser armazenados de forma correta, durante um curto período de tempo. Equipes do órgão estão atentas às condições de higiene dos locais de venda, além da apresentação dos vendedores, que devem utilizar uniforme limpo, sapato fechado e cabelos protegidos.
Leia Mais:
Termina nesta sexta as inscrições do Enem
Vídeo: galera arranca na faca carne de boi morto atropelado
After do dia dos 'bês'? Casal quebra e amassa em praia de SSA; assista
“As inspeções têm o caráter educativo, com objetivo principal de orientar os vendedores em relação às normas sanitárias, para garantir que o alimento seja comercializado de forma segura, sem trazer prejuízos ao consumidor. É importante que o vendedor entenda a importância de estar produzindo ou comercializando um alimento que não vá causar danos à saúde de quem consome”, esclareceu Andrea Salvador, diretora de Vigilância à Saúde da SMS.
Os consumidores também são orientados pelos fiscais sobre os cuidados na hora de consumir os alimentos à base de milho e amendoim. De acordo com Emanuela Brito, chefe do Setor de Vigilância, Monitoramento e Educação em Alimentos, o consumidor precisa observar se os locais estão limpos, bem arejados e se os alimentos estão íntegros.
Vale destacar que alterações como presença de bolor ou mofo ou cheiro que não sejam característicos dos produtos indicam que não estão em bom estado para consumo. Uma Cartilha Educativa com orientações para compra e consumo seguro dos alimentos típicos desta época do ano pode ser acessada através do link.