O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, mas muitos candidatos ainda se perguntam: será que a minha nota é suficiente para conquistar uma vaga?
Leia também:
Apenas 12 candidatos tiraram 1000 na redação do Enem; saiba de onde eles são
Saiu a nota do Enem, e agora? Saiba como usá-la no Sisu
Os resultados do Enem de 2023, edição anterior a dos resultdos divulgados nesta segunda (13), mostram que, embora o desempenho médio tenha ficado em 546 pontos em 2024, é possível, sim, sonhar com o ingresso em um curso superior, dependendo do curso e da universidade escolhidos.
Como foi o desempenho no Enem 2023?
No ano passado, a nota de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi de 569,62 pontos, permitindo que 33,1% dos candidatos garantissem vagas em 842 cursos ofertados por universidades públicas em todo o país.
Ao todo, mais de 1 milhão de estudantes tiveram acesso ao ensino superior em 2024 por meio do Sisu.
O que isso significa para quem fez o Enem 2024?
Com a proficiência média de 546 pontos nesta edição, a realidade é que muitos candidatos podem estar próximos da nota de corte do ano passado.
No entanto, é importante lembrar que cada curso e universidade têm suas próprias notas de corte, que variam de acordo com a demanda e a concorrência.
Por exemplo, carreiras como Medicina, Direito e Engenharia costumam exigir pontuações mais altas, enquanto cursos menos concorridos podem ser acessíveis com notas mais próximas da média.
O ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou essa perspectiva durante a divulgação dos resultados: "A nota de corte de 570 pontos permitiu que mais de 1 milhão de jovens pudessem ter acesso a 842 cursos. Às vezes, o jovem desiste de fazer o Enem porque acha que vai tirar uma nota baixa e não vai ter acesso ao curso superior", disse.