
Uma ação institucional da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) está levando informação, tecnologia e interação ao público no Salvador Shopping, até domingo (21). A iniciativa apresenta o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), novo sistema de mobilidade urbana em implantação em Salvador e na Região Metropolitana.
O espaço, localizado no Piso L2, próximo à loja Centauro, proporciona uma experiência imersiva aos visitantes. No local, o público pode acompanhar vídeos explicativos, imagens aéreas captadas por drone e utilizar óculos 3D, que permitem visualizar de forma detalhada as obras, os trechos e o funcionamento do sistema ferroviário.
Leia Também:
De acordo com Fabrício Fiorito, coordenador de projetos do Consórcio Salvador Expresso Mobilidade, responsável pelas obras do Trecho 1 do VLT, a ação tem como objetivo aproximar a população do projeto e ampliar a compreensão sobre os benefícios do novo modal. “Diferente do metrô, que é um sistema de trem pesado e exige maior segregação da via, o VLT é pensado para ter mais integração com o espaço urbano e com os bairros por onde circula, garantindo mais acessibilidade e proximidade com os usuários”, explica.
Segundo Fiorito, o modelo já é bastante utilizado em cidades da Europa e em municípios brasileiros, como Santos (SP). “É um sistema que permite a convivência harmoniosa com o fluxo urbano, sem grandes barreiras físicas. A expectativa é que o VLT contribua para a redução do trânsito, incentivando a migração do transporte individual para o coletivo, além de oferecer mais previsibilidade no tempo de deslocamento”, conclui.

A expectativa em torno da chegada do VLT também é grande entre moradores das regiões que serão atendidas pelo sistema. Moradora do Subúrbio Ferroviário, Jeane Reis destaca os impactos positivos no dia a dia. “A gente passa muito tempo no ônibus, enfrenta trânsito e demora para chegar ao trabalho. O VLT vai facilitar muito a nossa vida, porque promete ser mais rápido e organizado. Todo mundo aqui está ansioso por esse momento”, afirma.
Patrícia Santos, que mora em Águas Claras, também vê no novo modal uma oportunidade de melhoria na mobilidade. “Para quem depende de transporte público todos os dias, o VLT representa mais dignidade. Vai ajudar a desafogar os ônibus e melhorar o acesso a outras regiões da cidade. A expectativa é enorme”, relata.

As obras do Trecho 1 do VLT de Salvador, que liga a Estação da Calçada à Ilha de São João, já alcançaram 50% de execução. Os serviços incluem implantação da via permanente, obras de drenagem, requalificação urbana no entorno, além da construção de estações e estruturas operacionais.
Paralelamente às intervenções físicas, os trens do VLT avançam para a fase de operação assistida, que envolve testes técnicos e ajustes operacionais antes do início da operação comercial. As ações são coordenadas pela CTB, em parceria com os consórcios responsáveis pela execução, com acompanhamento do Governo do Estado.
*Sob a supervisão do editor Anderson Orrico
