26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

RANGO DO BOM - 01/09/2025, 12:00 - Artur Soares - Atualizado em 01/09/2025, 12:53

Cozinheiros são destaque em festival de rango em São Joaquim

Evento contou com distribuição gratuita de 150 kg de feijoada

Cerca de 150 kg de feijoada foram distribuídos
Cerca de 150 kg de feijoada foram distribuídos |  Foto: Uendel Galter/Ag. A TARDE

Se houve uma coisa que ninguém reclamou no Festival Gastronômico da Feira de São Joaquim foi a comida. O evento contou com a distribuição gratuita de 150 kg de feijoada e, para quem conseguiu experimentar, só restaram elogios para a dona da receita. Com o auxílio de uma equipe formada por dez pessoas, a cozinheira Eva Conceição foi responsável por fazer o público se deliciar na tarde de hoje.

Leia Também:

O segredo para um feijão gostoso foi passado de mãe para filha. Cozinheira há 10 anos, Eva decidiu investir no ramo culinário por influência de sua mãe. “Minha mãe era cozinheira, então eu peguei o legado dela, criei um restaurante e cozinho igual a ela. Todas as receitas são inspiradas pela minha mãe”, contou Eva em entrevista ao MASSA!.

Imagem ilustrativa da imagem Cozinheiros são destaque em festival de rango em São Joaquim
Foto: Uendel Galter/Ag. A TARDE

A preparação do feijão dura cerca de quatro dias e demanda muito trabalho. Eva começou a cozinhar para o Festival Gastronômico depois que se casou com o presidente do Sindicato de Feirantes de São Joaquim, Nilton Ávila. “Eu casei com o presidente da feira, abrimos um restaurante, não tinha cozinheira e eu me prontifiquei a ser”, relembrou.

Alimentar uma multidão de pessoas não é uma tarefa simples, mas com amor ao que se faz tudo se torna possível. A chef explica que a parte mais complicada do processo é a divisão e a quantidade dos ingredientes. “A gente tem que ter noção da quantidade. Como é 150 kg de feijão, são 4 kg de tomate, 4 kg de cebola e outras coisas, como pimentão, hortelã, folha de louro, corante, cominho e muito amor”, afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem Cozinheiros são destaque em festival de rango em São Joaquim
Foto: Uendel Galter/Ag. A TARDE

Além de Eva, outros cozinheiros aproveitaram o evento para mostrar um pouco de seu trabalho. Os donos dos restaurantes que ficam na região da feira também marcaram presença. Um deles é Antônio Araújo, que frequenta o local há seis anos. “Como eu sou especialista em comida baiana e regional, a Feira de São Joaquim tem uma gama enorme de produtos nessa área e por isso eu passei a frequentá-la há muito tempo”, explicou.

O Festival Gastronômico atrai pessoas da Cidade Baixa e de outras regiões. Para quem é empreendedor, se torna uma oportunidade valiosa de fazer uma moeda a mais. “É uma oportunidade de trabalho. É um momento das pessoas investirem mais em seu produto, em seu ponto comercial e levar para casa um valor maior de dinheiro com relação ao habitua

exclamção leia também