30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Na última hora - 01/11/2024, 22:46 - Da Redação

Consumidores devem comprar aos '45 do 2º tempo' na Black Friday

85% dos brasileiros planejam ir às compras dia 29, segundo pesquisa

O cartão de crédito é o preferido para as compras
O cartão de crédito é o preferido para as compras |  Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Black Friday vem aí, e se você ainda não começou a se preparar, não precisa se preocupar. Uma pesquisa do Mercado Livre e Mercado Pago revelou que 85% dos consumidores planejam aproveitar as ofertas apenas no dia 29 de novembro, data do evento.

Leia mais:
Bandeira amarela deixa conta de luz mais barata neste mês
Confira dicas para não se endividar na Black Friday

Mesmo com o atraso, o levantamento, realizado com 27 mil pessoas entre 1º a 15 de outubro, mostra que a maioria dos brasileiros está otimista e disposta a gastar mais neste ano. Segundo o documento, divulgado em 21 de outubro, sete em cada dez entrevistados planejam usar os descontos a seu favor, enquanto 30% preferem monitorar as lojas para não perder nenhuma oportunidade.

Roberta Donato, diretora sênior de Marketplace do Mercado Livre, destacou o crescente otimismo dos consumidores em relação à Black Friday. “A data está se consolidando no mercado brasileiro”, disse em entrevista a jornalistas.

Escolha sua forma ideal para pagar

E quando o assunto é pagamento, a preferência está clara: 54% dos entrevistados pretendem usar o cartão de crédito. Já opções como o Pix (19%), linhas de crédito (16%), cartão de débito (10%) e boleto (1%) aparecem como alternativas, mas em menor número.

Mas, afinal, quais itens estão 'na mira' dos consumidores?

Entre as categorias de produtos, os eletrodomésticos lideram as intenções de compra, seguidos por itens de decoração, que superaram os eletrônicos neste ano. E mais: produtos de beleza também estão em alta, mostrando uma preferência crescente entre os consumidores.

A pesquisa ainda aponta uma mudança em relação ao ano passado, quando o mercado enfrentou uma queda de 13% nas vendas de Black Friday, de acordo com o levantamento da NielsenIQ Ebit.

exclamção leia também