
A exposição Conchas Preciosas, em cartaz até o dia 23 de julho no Centro Cultural Manuel Querino, na Câmara de Vereadores de Salvador, tem atraído a atenção de baianos e turistas. Com quase 40 obras, duas delas inéditas, a mostra já recebeu cerca de mil visitantes, que se encantam com os formatos, cores e texturas das peças criadas pela artista baiana Ana Laura Lacerda.
Leia Também:
As obras fazem parte do projeto autoral Arte do Mar, que une estética e consciência ambiental. “Meu propósito de vida é divulgar a beleza natural das conchas e búzios marinhos como arte nobre e incentivar sua preservação, despertando amor pelo oceano e interesse público para a pauta da sustentabilidade”, afirma Ana Laura.
A exposição tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo, e vem movimentando o Centro Histórico durante o período de férias escolares:
“Essa é uma exposição que precisa ser vista por toda a sociedade baiana”, afirmou o artista Leonel Matos, que esteve presente na abertura ao lado de representantes do setor cultural e turístico.
Para o superintendente do IPHAN na Bahia, Hermano Guanais, a mostra valoriza o patrimônio material e imaterial da cidade. “A exposição mostra todo o potencial que o mar da Bahia tem e contribui para aumentar a dinâmica do Centro Histórico de Salvador”, destacou.
Frequentador do Pelourinho e defensor da cultura local, Clarindo Silva, da Cantina da Lua, também elogiou a mostra. “São obras que enobrecem não só o mar e as conchas do Brasil, mas também o continente africano, onde conchas são usadas como adereço nas vestes de reis e rainhas”, afirmou.