
Vereadores da Câmara Municipal de Feira de Santana solicitaram, na manhã desta terça-feira (7), durante sessão ordinária na Casa Legislativa, a instalação de um presídio feminino na cidade.
A proposta foi motivada pela superlotação de mulheres no atual Conjunto Penal, localizado no bairro Aviário, como destacou o vereador Silvio Dias (PT). Segundo o parlamentar, atualmente, mais de 130 detentas ocupam as celas do presídio, que dispõe de capacidade para apenas 36 mulheres, superando a ocupação atual do presídio da capital baiana.
Leia Também:
“Atualmente, temos em Feira de Santana uma unidade prisional com quase duas mil pessoas, o que já é um número absurdo. Mas quando se faz um recorte para a quantidade de mulheres que estão lá, esse número se torna ainda mais absurdo: são mais de 130 internas onde só caberiam 36, em um prédio antigo. Isso demonstra que Feira de Santana precisa urgentemente ter uma unidade prisional dedicada exclusivamente às mulheres”, reclamou.
Dias aproveitou para pedir a atenção do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, para a demanda. “É uma necessidade urgente que temos em Feira de Santana. São mulheres que algumas já foram julgadas, mas outras ainda esperam julgamento e precisam ter esse cuidado. Peço que o governador tenha um olhar sensível para a necessidade de construção de uma unidade feminina separada da unidade masculina”, acrescentou.
Já Jurandy Carvalho, vereador do PSDB, ressaltou a importância de oferecer condições dignas para que detentas possam cumprir pena com respeito aos direitos humanos. “Essa é uma reivindicação pertinente. Está na hora de termos um presídio feminino, com toda dignidade que as mulheres possam merecer. Muitas vezes na vida a gente pode cometer deslizes , mas precisamos ser bem tratados”, defendeu.
*Kenna Martins é correspondente do Grupo A Tarde em Feira de Santana