
A BYD acaba de alcançar um feito inédito no mercado automotivo brasileiro: a marca de 100 mil veículos 100% elétricos emplacados no país. O número representa não apenas liderança em vendas, mas a consolidação da empresa como a principal força da eletromobilidade no Brasil, reforçando seu protagonismo na transformação do setor.
Leia Também:
Desde o início das operações no país, há pouco mais de três anos, a BYD superou sete vezes o volume da segunda colocada no ranking de BEVs e vendeu quase o triplo da soma das marcas que ocupam da segunda à décima posição, segundo dados da Fenabrave. O desempenho coloca a fabricante como referência absoluta no avanço da mobilidade elétrica nacional.
“Mais do que vender carros, a BYD mudou a forma como o brasileiro se relaciona com a mobilidade, tornando o elétrico acessível, desejado e possível. O marco de 100 mil emplacamentos é a prova de que a eletrificação não é o futuro: é o agora”, comemora Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head de Comercial e Marketing da BYD no Brasil.
Desde 2022, a marca tem avançado em ritmo incomum para o setor automotivo. Em tempo recorde, inaugurou fábrica no país, ampliou sua rede de concessionárias e lançou modelos acessíveis que abriram as portas da eletromobilidade para novos consumidores, como o BYD Dolphin e o Dolphin Mini, responsáveis por impulsionar a popularização da tecnologia.
“Antes da nossa chegada, a eletrificação parecia distante do consumidor. Entramos com a missão de torná-la realidade, e hoje o sucesso do Dolphin Mini prova que esse futuro já chegou”, afirma Tyler Li, presidente da BYD Brasil.
A empresa também firmou parcerias estratégicas e tem levado a experiência do carro elétrico para diferentes regiões do país.
Baixo custo
Além dos benefícios ambientais, os veículos elétricos representam uma economia significativa. O custo por quilômetro rodado pode ser até 80% menor em comparação aos carros a combustão, especialmente para quem consegue fazer recargas em casa.
Em estados como São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, proprietários também contam com vantagens como isenção de rodízio e redução de IPVA.
Em 2025, a BYD conquistou pela segunda vez consecutiva o prêmio Top of Mind na categoria “Carros Elétricos” e recebeu ainda o prêmio especial Top Performance, por apresentar a maior evolução em lembrança entre todas as marcas analisadas na última década.
A empresa já possui 200 concessionárias em funcionamento em todos os estados e deve chegar a 250 unidades nos próximos meses, ampliando ainda mais sua presença nacional.
Em 2024 a BYD iniciou as obras do Complexo de Camaçari (BA), que será o maior da empresa fora da Ásia. Com o propósito de reduzir a temperatura da Terra em 1°C, a BYD segue alinhada ao Pacto Global da ONU e lidera uma revolução sustentável no setor automotivo.
*Sob supervisão do editor Anderson Orrico
