26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Energia elétrica - 23/10/2024, 17:39 - João Grassi - Atualizado em 23/10/2024, 18:12

Coelba faz operação no oeste da Bahia e identifica mais de 200 'gatos'

Energia recuperada foi de 22,2 milhões de quilowatt/horas

Três municípios visitados pelas equipes da distribuidora foram Luis Eduardo Magalhães, Barreiras e Rosário
Três municípios visitados pelas equipes da distribuidora foram Luis Eduardo Magalhães, Barreiras e Rosário |  Foto: Divulgação/Ascom/Coelba

A Neoenergia Coelba fez uma operação, nesta quarta-feira (23), de combate ao furto de energia elétrica no oeste da Bahia. Desde o início de outubro, a região recebe diversos profissionais para atuar na identificação de irregularidades.

Durante a fiscalização, mais de 200 irregularidades foram encontradas nas cidades Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e Rosário. Até o final do ano, a expectativa da Neoenergia Coelba é percorrer também os municípios de Mambaí, Bom Jesus da Lapa e Ibotirama.

Leia mais:
Crueldade! Adolescente é suspeito de jogar cachorros em fornalha
MEIs podem ser excluídos do Simples Nacional; saiba se é o seu caso
Ninguém acerta Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 55 milhões

De acordo com a concessionária, a energia recuperada foi de 22,2 milhões de quilowatt/horas até o momento, que seria suficiente para abastecer 350 mil residências durante 15 dias ou todo o município de Vitória da Conquista pelo mesmo período.

A operação tem como foco principal os grandes consumidores da região, a exemplo de propriedades agrícolas, comércios e indústrias. As demais unidades também serão vistoriadas pelas equipes técnicas da distribuidora. Caso algum 'gato' seja encontrada, serão aplicadas as medidas cabíveis como multas e abertura de processo judicial.

“Nós mapeamos as unidades que possuíam incompatibilidade do consumo com a atividade exercida e dedicamos equipes para realizar a inspeção em campo. Também contamos com o apoio policial em algumas situações, que reforça o caráter de ilegalidade de quem comete o furto de energia”, destacou o gerente de Operações, Ricardo Bastos.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Segundo a Coelba, os 'gatos' representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.

exclamção leia também