26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Roteiro cultural - 07/05/2025, 08:00 - Jaísa de Almeida*

Cinco ideias de turismo para curtir Salvador mesmo com tempo fechado

Salvador oferece alternativas culturais e gastronômicas até comb baixa no turismo

O turismo pode até diminuir, mas a capital baiana continua sendo atrativa
O turismo pode até diminuir, mas a capital baiana continua sendo atrativa |  Foto: Rafaela Araújo/ Ag. A TARDE

As chuvas que vêm marcando presença em Salvador nos últimos dias chegaram com tudo e, com a proximidade do inverno, a cidade, que costuma bombar no calor e no sol, está sentindo a diferença no fluxo de turistas. A galera que vem atrás de sombra e água fresca está botando o pé no freio. Ainda assim, quem já comprou a passagem ou pretende visitar a capital baiana, pode ficar tranquilo que ‘a pista’ continua cheia de graça, e de opções.

Leia Também:

Quem garante é Gegê Magalhães, diretor de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). De acordo com o gestor, é comum que o turismo desacelere após o verão, principalmente entre visitantes que buscam sol e praia. “Lógico que no período pós-verão existe uma queda no fluxo turístico da cidade, ainda mais o turista que procura Salvador por ter o sol e praia”, explica em entrevista exclusiva ao Portal MASSA!.

Gegê Magalhães é diretor de Turismo
Gegê Magalhães é diretor de Turismo | Foto: Arquivo pessoal

Ele ressalta, no entanto, que o destino vai além da estação: “O visitante que procura Salvador, procura por sua cultura, por suas belezas naturais e, lógico, pelo seu clima. Salvador é uma região que tem praticamente dez meses de sol o tempo todo”.

Para os turistas que desembarcam em SSA City durante os dias chuvosos, a orientação é adaptar o roteiro. A guia turística Ana Paula Sá explica que, mesmo com chuva, a região soteropolitana dá um banho de experiência. “A maioria dos turistas visitam a cidade na expectativa do sol que é o fenômeno predominante o ano inteiro, assim nesses poucos dias que temos as chuvas, as praias podem ser um atrativo gastronômico”, diz.

Beira-mar, museus e mais

De acordo com a profissional, caldos quentes como os de lambreta e sururu, moquecas, bolinhos e peixes assados são algumas das opções procuradas à beira-mar. “Nos intervalos, até é possível fazer uma caminhada na areia, pois as nuvens são passageiras e o sol pode aparecer em algum momento”, revela ao MASSA!.

Além da gastronomia, museus e centros culturais são alternativas para os dias chuvosos. Para os turistas que chegam com roteiros ao ar livre e encontram o tempo fechado, a recomendação é se adaptar: “Guarda-chuva, capa, e aproveitar a terra da felicidade. Os fenômenos naturais são obras de Deus e eu sou a guia que irá auxiliá-los da melhor forma de se divertirem com sol ou com chuva”, diz Ana Paula.

Se ligue em cinco opções massa de turismo para curtir:

1. Cidade da Música da Bahia, na Cidade Baixa

Um espaço interativo e fechado que conta a história musical da Bahia de um jeito moderno. Dá pra se abrigar da chuva e ainda sair de lá com muito conhecimento sobre os sons que fazem Salvador ser o que é.

Imagem ilustrativa da imagem Cinco ideias de turismo para curtir Salvador mesmo com tempo fechado
Foto: Uendel Galter / Ag. A Tarde

2. Casa das Histórias de Salvador, na Cidade Baixa

Uma imersão na cultura e nas tradições de áreas da cidade que nem sempre aparecem nos roteiros tradicionais. Perfeita para quem quer entender a raiz da cidade além dos cartões-postais.

Imagem ilustrativa da imagem Cinco ideias de turismo para curtir Salvador mesmo com tempo fechado
Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

3. Galeria Mercado Modelo + Lembrancinhas e rango

O subsolo do Mercado Modelo abriga uma galeria de arte com peças de artistas baianos e exposições temporárias. O ambiente fechado é uma alternativa para quem deseja conhecer expressões artísticas da cidade longe da chuva. Depois do passeio, o visitante pode aproveitar o local para garantir aquelas lembrancinhas e provar uma boa comida baiana.

Imagem ilustrativa da imagem Cinco ideias de turismo para curtir Salvador mesmo com tempo fechado
Foto: Shirley Stolze / Ag. A TARDE

4. Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai

Antiga residência do casal, o imóvel foi transformado em museu e oferece uma visita guiada pelo universo literário dos dois autores. O espaço reúne manuscritos, vídeos, objetos pessoais e fragmentos da obra do casal, além de um jardim com as cinzas de Jorge.

Imagem ilustrativa da imagem Cinco ideias de turismo para curtir Salvador mesmo com tempo fechado
Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

5. Casa de Jorge Amado, no Pelourinho

Instalada no Centro Histórico de Salvador, o local funciona como centro cultural e literário dedicado à vida e à produção do escritor baiano. O casarão colonial abriga exposições permanentes e temporárias, documentos, fotografias e edições raras dos livros de Jorge traduzidos em vários idiomas.

Imagem ilustrativa da imagem Cinco ideias de turismo para curtir Salvador mesmo com tempo fechado
Foto: Felipe Iruatã / Ag A Tarde

Obs.: todas as opções são gratuitas às quartas-feiras.

*Sob a supervisão do editor Pedro Moraes

exclamção leia também