
A Inteligência Artificial é um avanço tecnológico que veio para revolucionar. O ChatGPT, Grammarly (gringo) e Gemini têm estado presente em diversas áreas da vida humana, até mesmo na educação. Sabendo da importância da IA para esta geração, o Portal MASSA! conversou com a galera que faz uso dela na hora de estudar e separou algumas dicas para que a tecnologia possa ser usada com sabedoria nos estudos.
A estudante de gestão financeira, Milena Naiara, de 22 anos, usa o ChatGPT desde 2023. Para ela, o uso da ferramenta ajuda a obter mais conhecimentos. “Utilizo ele como uma fonte para obter mais informações. Quando não compreendo muito bem a matéria, peço para o chat explicar com mais clareza e de uma forma que qualquer um consiga compreender o assunto, dessa forma consigo entender com mais facilidade e concluir minhas atividades”.
Leia Também:
Esse também é o caminho escolhido pela estudante de publicidade e propaganda Julia Lopes, de 21 anos. A jovem afirma que a IA serve como apoio para seus estudos.
“Uso como ferramenta de apoio nos meus estudos acadêmicos, principalmente para realizar pesquisas, validar informações e esclarecer dúvidas sobre conteúdos que não entendi totalmente. Como estudante de Publicidade e Propaganda também recorro ao chat para obter indicações de sites, referências teóricas e sugestões de ferramentas e programas que possam otimizar meu aprendizado e melhorar a qualidade dos meus trabalhos”.

Atenção: IA não deve substituir o professor
O professor de Tecnologia, Ramon Davi Santana, de 31 anos, destaca que as ferramentas de Inteligência Artificial podem ser aliadas na hora da aprendizagem, desde que utilizada de ética e responsável. Ele alerta que nenhuma tecnologia deve substituir o pensamento critico do estudante.
"É importante sempre frisar que o ChatGPT deve ser usado como um apoio. O estudante tem que assegurar sua reflexão sobre os conteúdos, preservando sua capacidade de crítica e de originalidade. O chat ou qualquer ferramenta desse tipo não deve substituir o estudante, ou ocupar o lugar do professor, que segue sendo um importante agente no processo de ensino-aprendizagem dos universitários".
Confira 5 dicas para usar a IA nos estudos de maneira eficiente:
Organização
A tecnologia pode ajudar a estruturar um cronograma de aprendizagem, organizando o tempo de estudos e sugerindo materiais complementares.
Sanar dúvidas
Não entendeu um assunto completamente? Experimente usar a Inteligência Artificial para pedir exemplos mais claros sobre o tema.
Projetos criativos
Use a IA para explorar novas ideias e obter sugestões criativas para desenvolver trabalhos. Mas lembre-se de criar projetos originais e autorais.
Upgrade em redações
A ferramenta pode te ajudar a aprimorar as redações. Mas isso não tira a sua responsabilidade de escrever o seu próprio texto, a IA serve para proporcionar o ‘upgrade’ que faltava.
Exercícios de fixação
A Inteligência Artificial tem a capacidade de criar exercícios com o tema que você precisa. Você pode usar essa ferramenta para elaborar questões que ajudam na fixação do conteúdo.