Os cidadãos que forem emitir o título de eleitor pela primeira vez ou aqueles que já possuem e precisam fazer alguma atualização cadastral no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) poderão, também, adicionar dados referentes a identidade de gênero, deficiência e raça.
Leia mais:
Cota única x parcelado: consumidor precisa pagar IPVA nas ‘manhas’ para ficar de boa
Liquida Salvador sorteia três carros 'zerados' para o povão
Ao MASSA!, a assessora de Apoio Administrativo às Zonas Eleitorais e Atenção ao Usuário (ASSZE) do TRE Bahia, Silvana Caldas, deu mais detalhes sobre a iniciativa. "A finalidade é incrementar o cadastro eleitoral de dados mais detalhados sobre o crescimento eleitoral. Então, quesitos de identificação que antes não haviam, agora foram incluídos. Agora, todo cidadão que for fazer revisão dos dados, seja pessoalmente ou seja através dos canais de autoatendimento disponíveis no nosso site, também vai ser questionado sobre essas outras questões que vão implementar o nosso cadastro”, disse.
Ainda de acordo com Silvana, a inclusão dessas informações vai contribuir para o planejamento de ações e melhorias públicas em prol da sociedade. "Com esses dados, diante de cada particularidade estadual, os TREs conseguem se munir de elementos e dados estatísticos para promover ações de inclusão, ações de cidadania, ações de atendimento itinerante, conhecer o eleitorado. Então, por exemplos, a gente passa a ter uma noção melhor de quantos indígenas são eleitores de nosso estado e providenciar junto aos demais órgãos públicos melhorias de acessibilidade a partir dos dados de deficiência", completou.
Pela internet, basta acessar o site do TRE-BA, clicar em “Autoatendimento do Eleitor” , depois “Título Eleitoral” e, em seguida, a opção 4.