
Quem anda de ciclomotor precisa ficar atento: a partir de 1º de janeiro de 2026 será obrigatório usar capacete, ter habilitação e placa no veículo. A fiscalização vai ficar mais rigorosa e as multas, mais rápidas.
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Os ciclomotores têm duas ou três rodas, funcionam a eletricidade ou combustível, atingem até 50 km/h e têm potência máxima de 4 mil watts. Para dirigir legalmente, será preciso habilitação categoria A (como de moto) ou ACC, versão simplificada específica. E atenção: ciclovias e ciclofaixas continuam proibidas para esses veículos.
O alerta vem após acidentes graves, como o de 31 de dezembro de 2024, quando um jovem de 18 anos atropelou e matou um homem de 43 anos em uma ciclovia em Itapema (SC).
Novidade e crescimento
O uso de ciclomotores elétricos cresce rápido no Brasil: as vendas subiram 32% nos primeiros oito meses de 2025.
Bicicletas elétricas, patinetes e monociclos com até 32 km/h não mudam as regras, mas a expectativa é que as novas normas aumentem a segurança no trânsito.