Nesta terça-feira (19), o CEPARH (Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana), em parceria com a BCS do Bairro da Paz, realizou uma ação voltada para o planejamento familiar na Escola Estadual Mestre Paulo dos Anjos e teve o público-alvo não só os alunos, mas todos os moradores do bairro.
Além de uma palestra sobre planejamento familiar, explicando a importância de métodos contraceptivos e de organização do casal antes da chegada dos filhos, aconteceu uma triagem com o objetivo de cadastrar aqueles pacientes que estejam interessados em realizar procedimentos ofertados na ação, como laqueadura, vasectomia, dentre outros.
Charlotte Coutinho, presidente do CEPARH, esteve presente na ação e explica: “Viemos falar sobre o que é planejamento familiar e que não é só para quem é casado, mas que ele começa desde quando você é solteiro, envolve a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e mais que tudo: é um direito do cidadão.”
Há outras duas datas para a continuidade do projeto, 21 e 26 de março às 15h, e segundo Flávia Brito, gerente de filantropia do CEPARH, pode se estender:
“A ideia é ficar três dias agora em março, três dias em abril e mais quatro dias em maio. Se a gente perceber que ainda tem uma demanda recorrente, vamos continuar voltando para o Bairro da Paz. A nossa meta é conseguir atender a demanda que existe aqui, a gente só sai daqui quando não tiver mais a demanda”, afirma Flávia.
A ação tem o objetivo de melhorar a saúde, qualidade de vida dos moradores e também de promover uma maior proximidade entre a PM e a comunidade. Quem facilitou a comunicação entre as instituições do CEPARH e a BCS do bairro foi a Capitã Aline Muniz, assessora do secretário de segurança pública do estado.
“O planejamento familiar e a segurança pública parecem coisas muito distintas, mas quanto mais famílias estruturadas tivermos, maior a probabilidade de você ter um local seguro. Isso é, entendemos que quando há uma atenção para a criança, menos ela fica ‘solta’ e no mundo de hoje, esse filho ‘solto’ por aí não se sabe o que ele pode encontrar”, expõe a Capitã Aline.
O Capitão Queiroz da PM, comandante da BCS do Bairro da Paz, conta que “A base comunitária foi implementada no bairro há 12 anos e de dois anos pra cá, em que estou à frente dela, eu percebo que há realmente uma preocupação das pessoas em planejar o seu futuro. Então acredito que uma ação dessa vai ter um resultado bastante proveitoso daqui a uns cinco, dez anos”.