31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Boa iniciaitiva - 20/03/2024, 05:00 - Maria Clara Oberlaender

CEPARH realiza ação educativa de saúde no Bairro da Paz

O evento aconteceu na terça (19), e contou com a participação da PM

O evento aconteceu na terça (19), e contou com a participação da PM
O evento aconteceu na terça (19), e contou com a participação da PM |  Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

Nesta terça-feira (19), o CEPARH (Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana), em parceria com a BCS do Bairro da Paz, realizou uma ação voltada para o planejamento familiar na Escola Estadual Mestre Paulo dos Anjos e teve o público-alvo não só os alunos, mas todos os moradores do bairro.

Além de uma palestra sobre planejamento familiar, explicando a importância de métodos contraceptivos e de organização do casal antes da chegada dos filhos, aconteceu uma triagem com o objetivo de cadastrar aqueles pacientes que estejam interessados em realizar procedimentos ofertados na ação, como laqueadura, vasectomia, dentre outros.

Imagem ilustrativa da imagem CEPARH realiza ação educativa de saúde no Bairro da Paz
Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

Charlotte Coutinho, presidente do CEPARH, esteve presente na ação e explica: “Viemos falar sobre o que é planejamento familiar e que não é só para quem é casado, mas que ele começa desde quando você é solteiro, envolve a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e mais que tudo: é um direito do cidadão.”

Há outras duas datas para a continuidade do projeto, 21 e 26 de março às 15h, e segundo Flávia Brito, gerente de filantropia do CEPARH, pode se estender:

“A ideia é ficar três dias agora em março, três dias em abril e mais quatro dias em maio. Se a gente perceber que ainda tem uma demanda recorrente, vamos continuar voltando para o Bairro da Paz. A nossa meta é conseguir atender a demanda que existe aqui, a gente só sai daqui quando não tiver mais a demanda”, afirma Flávia.

Imagem ilustrativa da imagem CEPARH realiza ação educativa de saúde no Bairro da Paz
Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

A ação tem o objetivo de melhorar a saúde, qualidade de vida dos moradores e também de promover uma maior proximidade entre a PM e a comunidade. Quem facilitou a comunicação entre as instituições do CEPARH e a BCS do bairro foi a Capitã Aline Muniz, assessora do secretário de segurança pública do estado.

“O planejamento familiar e a segurança pública parecem coisas muito distintas, mas quanto mais famílias estruturadas tivermos, maior a probabilidade de você ter um local seguro. Isso é, entendemos que quando há uma atenção para a criança, menos ela fica ‘solta’ e no mundo de hoje, esse filho ‘solto’ por aí não se sabe o que ele pode encontrar”, expõe a Capitã Aline.

Imagem ilustrativa da imagem CEPARH realiza ação educativa de saúde no Bairro da Paz
Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

O Capitão Queiroz da PM, comandante da BCS do Bairro da Paz, conta que “A base comunitária foi implementada no bairro há 12 anos e de dois anos pra cá, em que estou à frente dela, eu percebo que há realmente uma preocupação das pessoas em planejar o seu futuro. Então acredito que uma ação dessa vai ter um resultado bastante proveitoso daqui a uns cinco, dez anos”.

CEPARH realiza ação educativa de saúde no Bairro da Paz CEPARH realiza ação educativa de saúde no Bairro da Paz CEPARH realiza ação educativa de saúde no Bairro da Paz CEPARH realiza ação educativa de saúde no Bairro da Paz CEPARH realiza ação educativa de saúde no Bairro da Paz CEPARH realiza ação educativa de saúde no Bairro da Paz CEPARH realiza ação educativa de saúde no Bairro da Paz CEPARH realiza ação educativa de saúde no Bairro da Paz CEPARH realiza ação educativa de saúde no Bairro da Paz CEPARH realiza ação educativa de saúde no Bairro da Paz

exclamção leia também