
Parte de uma casa de dois andares desabou nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (30), na Rua Nova da Estação, no bairro do Lobato, em Salvador. Não houve feridos e, de acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o único morador do imóvel saiu ileso.
Conforme avaliação técnica preliminar da Codesal, a estrutura de dois pavimentos apresentava péssimo estado de conservação e não possuía elementos estruturais adequados no primeiro andar, o que contribuiu para o colapso de uma parede lateral e do mezanino.
Leia Também:
"O imóvel possuía múltiplos acréscimos construtivos sem o devido suporte, agravando a instabilidade da edificação. Diante dos riscos iminentes à segurança de terceiros e da população do entorno, a Codesal realizou o isolamento da área e indica a demolição de toda a estrutura, incluindo o pavimento superior e as partes comprometidas, a ser realizada pelo órgão competente", informou o órgão por meio de nota.
Ainda segundo a Codesal, o morador foi orientado a comparecer à sede do órgão para ser encaminhado à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que prestará toda a assistência necessária.
"A Codesal seguirá atuando para garantir a segurança da população e da região. Em caso de emergência, o acionamento deve ser feito pelo telefone 199, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados", diz outro trecho do comunicado.

Também por meio de nota, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) informou que a ocorrência foi atendida por equipes do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM).
"O CBMBA orienta que, ao identificar sinais de comprometimento estrutural em edificações, a população não entre no imóvel, mantenha a área isolada e acione os órgãos competentes para avaliação técnica. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193", informou a corporação.
