
A Caravana de Direitos Humanos estaciona em São Marcos, nesta quinta (4) e sexta-feira (5), levando um pacote completo de serviços e oficinas '0800' para quem precisa resolver pendências, aprender algo novo ou acessar políticas públicas em um só lugar.
Leia Também:
O mutirão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) oferece desde emissão de documentos até serviços de saúde, assistência, justiça e consumo.
Serviços
Moradores poderão fazer o ID-Jovem, emitir a Carteira de Identidade Nacional (novo RG), tirar ou regularizar o título de eleitor com o TRE, trocar lâmpadas queimadas por novas de LED com a Coelba e até realizar exame de DNA gratuito.
Haverá ainda emissão de 2ª via de certidões (nascimento, casamento e óbito), atendimento do Ministério Público, cadastro e orientações para pessoas com deficiência, incluindo emissão do Passe Livre, e Carteira de Identificação da Pessoa Autista (CIPTEA).

Pessoas trans também terão orientação e encaminhamento para retificação de nome e gênero, além de serviços voltados à população LGBT.
Idosos poderão tirar dúvidas sobre direitos e denunciar violações. Já o Procon auxiliará na renegociação de dívidas e em problemas de consumo. Embasa, SineBahia e Tribunal de Justiça também estarão presentes com seus serviços.
Oficinas
Além dos atendimentos, a Caravana levará atividades para quem quer aprender, se capacitar ou se desenvolver profissionalmente.
Na quinta (4), o Instituto Anísio Teixeira (IAT) recebe uma oficina voltada à elaboração de projetos culturais, ideal para quem quer concorrer a editais públicos.
Na sexta (5), a comunidade terá oficinas na Associação de Moradores de São Marcos: a SETRE vai orientar sobre inserção no mercado de trabalho, enquanto a SEPROMI facilita uma formação sobre o CREDIAFRO, linha de crédito voltada ao empreendedorismo negro.
Cidadania
As Escolas Municipais Clériston Andrade e Dr. Orlando Imbassahy recebem ações voltadas aos estudantes, com debates sobre racismo, bullying, gênero e primeiro emprego. Tem também contação de histórias e acesso ao acervo da Biblioteca Carolina Maria de Jesus, tudo para conectar leitura, identidade e cidadania.
