O ano de 2024 foi de avanços importantes na oferta do ensino da rede municipal de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. Entre os destaques estão a inauguração de duas creches com atendimento em tempo integral e a recente conquista da medalha de ouro no Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização.
Este foi o segundo ano de oferta do ensino de língua inglesa aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, etapa em que esse componente curricular não é obrigatório, mas que, com o intuito de proporcionar uma base sólida para o ensino de inglês desde os primeiros anos de escolaridade e respondendo às demandas contemporâneas, a Secretaria de Educação de Camaçari (Seduc) incluiu no currículo formal dos alunos do 1º ao 5º ano. Este ano também houve avanços no contexto da inclusão do ensino de educação física para esse mesmo público, com a entrega de diversos materiais esportivos nas unidades escolares.
Inauguração da Creche Pedro Florentino Bomfim – em agosto, a comunidade de Catu de Abrantes passou a contar com um equipamento de educação infantil adequado para o atendimento das crianças da localidade. A Creche Municipal Pedro Florentino Bomfim é mais um marco importante na qualificação do ensino em Camaçari, sobretudo para os bebês (de 0 a 18 meses), crianças bem pequenas (de 19 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (de 4 anos a 5 anos e 11 meses). Na ocasião, foi destacada a relevância de fortalecer a educação nessa fase, que é a base para a jornada de aprendizado que as crianças percorrerão.
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Inauguração da Creche Professora Eunice Pereira dos Santos – também em agosto, os moradores do bairro Ponto Certo, na sede, celebraram a entrega de uma unidade de educação infantil na comunidade. Trata-se da Creche Professora Eunice Pereira dos Santos. A sequência de entregas referenda a qualificação progressiva da oferta do ensino público municipal, que segue com a construção de outros equipamentos de educação infantil na cidade. Entre entregues e com obras em andamento, são seis unidades, todas com capacidade para atender 188 crianças em tempo integral e projetadas seguindo o Projeto Padrão Tipo 1, desenvolvido para o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal.
Implementação do Sistema Próprio de Ensino (SPE) de Camaçari – em 2024, o município celebrou a implementação do SPE na Rede Pública Municipal de Ensino, bem como a entrega de produtos que resultaram dessa iniciativa, cujo público-alvo são educadores e estudantes dos Anos Iniciais e Finais do ensino fundamental. Foram construídos 40 cadernos pedagógicos, seis volumes do Referencial Curricular de Camaçari, oito diários de classe, 15 vídeos pedagógicos e uma plataforma de avaliação. Instaurado em 2022, a fase de planejamento congregou diversos espaços de formação, de onde foram coletadas contribuições dos educadores, assegurando o caráter colaborativo da iniciativa. Também houve espaço de escuta da população e dos alunos, por meio da leitura ampliada e participativa dos materiais.
Entrega do Referencial Curricular Municipal – o novo Referencial Curricular de Camaçari foi finalizado e disponibilizado nas escolas da rede este ano. Trata-se de um documento norteador, resultado da ação colaborativa dos educadores, a partir do qual os profissionais de educação orientam suas práticas pedagógicas em sala de aula. Os seis volumes que compõem a coleção do referencial são: “Transversalidades Fundantes, Ampliadas e Formacionais e Modalidades da Educação Básica”; “Saberes das Linguagens”; “Saberes da Educação de Jovens e Adultos”; “Saberes da Matemática”; “Saberes da Ciência da Natureza”; e “Saberes das Ciências Humanas”. Todos contêm imagens, infográficos e textos que retratam ou descrevem personalidades, cenários e processos integrados ao cotidiano dos camaçarienses.
Entrega dos cadernos pedagógicos – também foram apresentados e distribuídos os 40 cadernos pedagógicos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, todos permeados por componentes curriculares constantemente entrelaçados às singularidades do município e de seus habitantes. São 20 cadernos pedagógicos direcionados para os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e 20 para as professoras e professores desses alunos. Elaborado para favorecer a construção do conhecimento de língua portuguesa, matemática, além de ciências humanas e da natureza, o material tem a equidade, os direitos humanos e a justiça pedagógica como princípios, agregando significado e propósito social ao estudo dessas quatro grandes áreas do conhecimento, além de valorizar a diversidade dos povos e identidade e cultura locais.
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Sistema Próprio de Ensino da Educação Infantil (SPEEI) – a Seduc, inspirada no movimento e estruturação direcionada ao ensino fundamental, iniciou, em 2023, a estruturação do SPEEI, voltado à concepção de ações e produtos personalizados destinados ao público das creches e pré-escolas. Em 2024, os avanços desse processo se materializaram, o que se confirma com a apresentação, em outubro, de produtos como o Referencial Curricular da Educação Infantil e os Cadernos Pedagógicos da Educação Infantil, materiais que, junto às demais implementações estratégicas, orientarão as práticas pedagógicas nas creches e pré-escolas do município, a exemplo de produção de vídeos ilustrativos de situações de aprendizagem para serem utilizados como referência prática, diários de classe e formação continuada para todos os profissionais que atuam na educação infantil.
Kit Volta às Aulas 2024 – este ano, todos os estudantes da rede, desde o público-alvo da educação infantil até o da Educação de Jovens e Adultos (EJA), receberam fardamento completo, contendo calçados (tênis ou babuche), camisa, short/short-saia, casaco, mochila e kit chuva; e kit pedagógico com diversos materiais escolares, entre outros itens. A distribuição gratuita ocorre desde 2017, sendo que a cada ano, a entrega foi sendo incrementada, a exemplo da incorporação de itens, como absorventes higiênicos, garantindo dignidade menstrual para as estudantes em idade fértil.
Livros didáticos de língua inglesa - ainda no campo das entregas, somam-se ao mencionado kit de materiais, os livros didáticos de língua inglesa da Coleção Wings destinados aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental que, como resultado de uma ação propositiva inovadora, passaram a contar com o componente curricular de língua inglesa no processo formativo. Para a efetivação dessa iniciativa, também houve a contratação de novos professores. Tanto o corpo docente, quanto os estudantes celebraram a entrega, que tem sido um instrumento muito útil no suporte às abordagens pedagógicas inerentes à disciplina.
Entrega de materiais esportivos para as escolas – a entrega dos materiais esportivos foi bastante celebrada pelas comunidades escolares este ano. Bolas de futsal, vôlei, basquete, handebol, de vinil e de iniciação, além de tatame, cordas, cones, bambolês, pratos demarcatórios e outros itens utilizados para treinamento funcional foram entregues pela Seduc. A prática esportiva tem repercussão muito positiva na aprendizagem dos estudantes, pois sua aplicação pedagógica tem funcionalidade multidisciplinar, além de agregar motivação, interação e dinâmica aos trabalhos desenvolvidos no cotidiano escolar.
Selo de Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – Camaçari conquistou medalha de ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024 por atender aos critérios estabelecidos pelo programa. Entre eles, constam itens que vão desde a instituição da política municipal de alfabetização, até a distribuição de materiais didáticos complementares, passando também pelas ações de formação docente. O município pontuou em todos os tópicos, garantindo a medalha de ouro, um reflexo da inteligência colaborativa da rede, que tem empreendido esforços para garantir a oferta qualificada e equânime do ensino público.
Certificação do Gestor e Vice-gestor Escolar – em cumprimento à nova Lei Federal n.º 14.113/2020, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a prefeitura, por meio da Seduc, promoveu, este ano, a certificação de gestores escolares. Através de processo seletivo constituído de três etapas – prova escrita; formação em gestão escolar e liderança educacional; e entrevista com análise curricular –, o município atendeu mais uma das condicionalidades para o recebimento da complementação Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR). Após a conclusão do processo seletivo e certificação dos gestores, houve o lançamento de um segundo edital, em setembro, oportunizando que mais profissionais fossem certificados, o que converge para uma gestão escolar cada vez mais qualificada.
Gestão positiva da oferta da alimentação escolar – com a universalização da oferta do café da manhã nas escolas da rede, foram intensificados, em 2024, os trabalhos de orientação e acompanhamento pela equipe de nutricionistas que integram a Coordenadoria de Alimentação Escolar da Seduc. Ao todo, são ofertadas mais de 60 mil refeições por dia, entre café da manhã, lanche e almoço, em todas as 116 unidades de ensino, incluindo as creches e pré-escolas conveniadas. Em razão do êxito na gestão da oferta da alimentação escolar, Camaçari foi selecionada para participar de um assessoramento técnico, ministrado pelo Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (Cecane-Ufba), entidade parceira do FNDE, que destacou o município como gestão positiva pelo cumprimento dos critérios exigidos para a boa execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Projeto Escola de Verão 2024 – a iniciativa foi criada com o intuito de oferecer oportunidade de recomposição de aprendizagens para os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, através de um plano de apoio pedagógico. Desde o final de 2022, quando ocorreu a primeira edição, o projeto tem sido aperfeiçoado e ampliado. Pois, enquanto na estreia contemplava turmas do 3º ano do ensino fundamental, na terceira edição, realizada no intervalo entre os anos letivos de 2023 e 2024, alunos do 2º ao 8º ano participaram da iniciativa, o que corresponde a mais de 2 mil estudantes. Também houve ampliação do tempo-espaço escolar para que os estudantes pudessem desenvolver ainda mais os seus saberes, já que o atendimento passou a ser de tempo integral. Assim, a Escola de Verão se consolidou enquanto importante instrumento para a garantia da justiça educacional e do acesso equânime ao direito de aprender na escola.
Desfiles Cívicos 2024 – com o tema “O Futuro em Nossas Mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e Partidas”, em cinco ocasiões os estudantes da rede, em seus pelotões temáticos, levaram às ruas mensagens repletas de cor, brilho e esperança. Iniciada com a celebração da Independência do Brasil e encerrada com a comemoração pelos 266 anos de emancipação política de Camaçari, os desfiles exaltaram a história, a cultura, as belezas naturais e, sobretudo, os cidadãos, evidenciando como tudo isso se entrelaça com o papel da escola, na perspectiva das aprendizagens, da cidadania e de um futuro cada vez melhor. Os desfiles cívicos foram promovidos pela prefeitura, através da Seduc, com apoio de diversas outras pastas e órgãos internos e externos da administração pública municipal.
Núcleo Psicopedagógico Ampliado – a equidade educacional permaneceu na pauta da Seduc durante todo o ano de 2024, direcionando diversas ações inclusivas. Através do Centro de Referência à Inclusão Escolar (CRIE), instituiu o Núcleo Psicopedagógico Ampliado potencializando o atendimento prestado aos estudantes com deficiência, agregando dinamicidade aos processos de elaboração dos Planos de Desenvolvimento Individual. Nessa perspectiva, também foram realizadas 90 novas contratações de cuidadores educacionais, bem como formações específicas para esses profissionais e atendimentos direcionados às famílias atípicas através do Núcleo de Acolhedores Terapêuticos, entre outras iniciativas.
Educação Antirracista – em 2024, a educação antirracista foi pauta de discussões profundas, formações regulares e de ações efetivas na rede. Desde a composição da grade de programação da Jornada Pedagógica 2024, até a seleção e distribuição de materiais didáticos para utilização pelas escolas, diversas iniciativas evidenciam os esforços e os avanços do movimento de implementação da educação antirracista nas unidades de ensino. O conteúdo dos novos cadernos pedagógicos é entrelaçado por referências à educação antirracista, bem como um dos seis volumes que compõem o novo Referencial Curricular de Camaçari, intitulado “Transversalidades Fundantes, Ampliadas e Formacionais e Modalidades da Educação Básica”. Também foram promovidos, através do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-raciais da Seduc, seminários, exposições, giros de leitura com temática antirracista, encontros afro-conscientes e formação continuada para profissionais docentes e não docentes.