
Um esquema de fraude no INSS vem tirando o sono de aposentados e pensionistas em todo o país. Mais de 1,2 milhão de brasileiros descobriram que estavam pagando, sem saber, por mensalidades de associações e sindicatos que nunca autorizaram. O caso virou alvo de investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, que deflagrou, na quarta-feira (23), uma operação para desmontar o esquema.
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O golpe, que atinge uma parcela vulnerável da população, afeta pessoas que nem sempre sabem como verificar os detalhes do que recebem ou do que está sendo descontado. Para muitos, só resta a surpresa ao ver a grana a menos na conta.
Mas como identificar cobranças indevidas?
O caminho para resolver o problema começa pelo acesso ao portal Meu INSS, via site ou aplicativo. Com uma conta do Gov.br, é possível consultar o extrato do benefício e visualizar com clareza todos os valores recebidos e descontados. Caso identifique alguma cobrança indevida, o beneficiário pode solicitar a exclusão diretamente pelo aplicativo.
Além de interromper o desconto, o aposentado ou pensionista também tem o direito de pedir a devolução da quantia já retirada. Para isso, basta entrar em contato com a própria associação responsável pelo débito, pelo telefone 0800 disponível no extrato, ou acionar o INSS por e-mail no endereço [email protected].
O órgão vai exigir documentação que comprove que o desconto foi feito sem autorização e, se o caso for confirmado, deve intermediar a devolução do valor.
Ouvidoria também é uma ferramenta
Denúncias sobre cobranças indevidas também podem ser formalizadas pelo site Consumidor.gov.br ou na Ouvidoria do INSS, por meio da plataforma Fala BR.