A Prefeitura de Cachoeira, através do Núcleo de Atendimento Especial à Criança e Adolescente com Deficiência (NAECAD), da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (5) a 1° Caminhada da Conscientização do Autismo - Conhecer para Entender e Aceitar.
O evento contou com o apoio da Secretaria de Educação e da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA). A caminhada saiu da Praça Ubaldino de Assis (Jardim Grande) e percorreu as principais ruas da cidade, com o objetivo de conscientizar a população para que seja eliminado qualquer tipo de preconceito.
Leia mais: Transalvador garante que vídeo sobre faixa do BRT é “fake news”
Veja também: Com Welder em campo, Vitória promove treino tático na Toca
O Núcleo de Atendimento Especial à Criança e Adolescente com Deficiência (NAECAD) tem a missão de defender e garantir a dignidade e os direitos do ser humano, além de promover valores sociais, éticos e morais. O órgão oferece atendimentos com psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e massoterapeutas. Além disso, é realizado o encaminhamento para garantir a distribuição de medicações e fraldas descartáveis para as pessoas com deficiência.
O atendimento no NAECAD ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h à 16h, na Rua Virgílio Damásio (próximo ao cartório), no município de Cachoeira.
A Caminhada reuniu várias pessoas do município e contou com a presença da prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos).
“Estamos aqui para ressaltar a importância da campanha pelo respeito e contra o preconceito para com os autistas. "Defendemos esta causa que é de todos nós. Nossa gestão ressalta ainda a importância da inclusão de todas as pessoas com qualquer tipo de deficiência”, frisou Eliana Gonzaga.
Dia Mundial
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi celebrado no último domingo (2). A data visa conscientizar a população mundial sobre o transtorno no desenvolvimento do cérebro, que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.