29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

ataque à creche - 08/04/2023, 15:29 - Santiago Oliveira

Blumenau: Serviço de segurança americano soma força às investigações

Outros grupos que investigam crimes cibernéticos no Brasil se colocaram à disposição para auxiliar nas apurações

Creche onde ocorreu ataque em creche de Blumenau
Creche onde ocorreu ataque em creche de Blumenau |  Foto: Luíza Morfim / Divulgação

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o serviço de segurança diplomática dos Estados Unidos se reuniram para somar forças às apurações envolvendo o ataque à creche em Blumenau, Santa Catarina, na última quarta-feira (5), onde quatro crianças foram mortas.

Segundo o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) do MPSC, o Consulado Americano informou que vai viabilizar o contato dos investigadores com plataformas digitais sediadas nos Estados Unidos.

Leia mais: Suspeito de matar mulher em hotel no Campo Grande é identificado

Veja também: Andressa Santos: a ‘back’ mais estourada do momento

A reunião aconteceu de forma remota e contou com a participação da coordenação do CyberGaeco do Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, o trabalho em conjunto busca identificar possíveis outros usuários que usam plataformas digitais para estimular, propagar ou planejar ataques do tipo.

A força-tarefa do MP em São Paulo também se comprometeu a auxiliar nas investigações, conforme o MPSC. O suspeito de assassinar as quatro crianças teve a prisão preventiva decretada pela Justiça em audiência de custódia na tarde de quinta-feira (6).

O que é o CyberGaeco?

O CyberGaeco é uma força-tarefa especializada formada por integrantes do MPSC, das polícias Militar, Civil e Penal e do Corpo de Bombeiros Militar para o combate e enfrentamento de delitos praticados através de ambientes virtuais.

exclamção leia também