28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

de olho na folia - 26/04/2023, 17:25 - Bruno Dias

Bloco ''As Muquiranas'' tomará medidas para identificar assediadores

Em conjunto com o Ministério Público da Bahia, o bloco irá numerar as fantasias dos foliões a partir de 2024

O anuncio foi deito na segunda-feira (24)
O anuncio foi deito na segunda-feira (24) |  Foto: Foto divulgação

Após reunião com o Ministério Público da Bahia, um dos blocos mais famosos do carnaval de Salvador, ''As Muquiranas'' anunciaram, na segunda-feira (24), que a partir do ano de 2024 suas fantasias serão numeradas. A medida foi tomada a fim de identificar os foliões que cometerem casos de agressão ou assédio/importunação sexual contra mulheres.

Os diretores responsáveis pelo bloco mantém contato constante com o MP-BA, tendo em pauta o assunto de tentar encontrar medidas para combater e prevenir os casos de violência contra a mulher. A direção do bloco afirmou que, aqueles que já tiverem sofrido processos pela Lei Maria da Penha não serão bem-vindos pelo bloco e não conseguirão participar. A ideia do órgão é de conscientizar e sensibilizar os membros do bloco a fantasia, para que eles também pudessem ajudar a espalhar ações para prevenir esse tipo de violência.

Em fevereiro deste ano, o Ministério Público da Bahia chegou a pedir para que a Polícia Civil investigasse um grupo de foliões que faziam parte do bloco 'As Muquiranas' e agrediram uma mulher durante o carnaval de Salvador. O caso violento ocorreu no trecho do Circuito Osmar na terça-feira.

Anteriormente, em casos passados, a direção do bloco ''As Muquiranas'' assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), por conta do exagerado comportamento dos seus foliões em conjunto com o uso suas pistolas d'agua, chegando a haver diversos episódios de abuso e assédio.

Recentemente, a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) apoiou a aprovação do projeto de lei que proíbe o uso de pistolas d'água no Carnaval e em demais festas populares da Bahia.

exclamção leia também