Nesta segunda-feira (19), o céu brasileiro vai receber um espetáculo astronômico lindo: a Superlua. Este fenômeno ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, o ponto em sua órbita em que está mais próxima da Terra. Como resultado, a Lua aparece significativamente maior e mais brilhante do que o normal.
Esse evento raro acontece a cada dois anos, e em 2024, será visível em todo o Brasil. A Lua começará a se destacar no céu a partir das 15h25, mas o melhor momento para observá-la é ao anoitecer, quando sua luminosidade atinge seu pico.
Leia mais:
Vai dar pra passar? Provas do CNU tiveram abstenção de 50%
Após suspensão, ônibus voltam a circular em Tancredo Neves
A Superlua deste mês é ainda mais especial, sendo conhecida como "Lua Azul Sazonal" por ser a terceira lua cheia da mesma estação do ano. Apesar do nome, que pode sugerir uma coloração azulada, a Lua exibirá um brilho intenso e poderá adquirir um tom avermelhado durante os momentos do nascer e do pôr do Sol.
Para apreciar este fenômeno em sua plenitude, escolha um local com pouca poluição luminosa, como áreas rurais ou parques. Esses lugares oferecem uma visão mais clara e impressionante, longe das interferências das luzes urbanas.