
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), realizado neste domingo (18), registrou uma abstenção superior a 50%, com cerca de 1 milhão de pessoas comparecendo ao certame. A informação foi divulgada pela ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, que fez um balanço preliminar do evento.
Leia mais:
Vídeo: Marcha Para Exu reúne milhares de pessoas
Apostas de Salvador são premiadas na Mega-Sena
Com um total de 2,14 milhões de inscritos, a taxa de comparecimento ficou abaixo do esperado, mas alinhada com a média histórica para concursos de grande porte, segundo a ministra. “Está dentro da nossa expectativa, comparando com outros concursos desse tamanho e nesse quantitativo de gente”, afirmou Dweck durante coletiva.
O Distrito Federal destacou-se como a unidade federativa com a menor taxa de abstenção, enquanto o Ceará apresentou a maior. Os dados consolidados serão divulgados oficialmente pelo Ministério da Gestão nesta terça-feira (19).

A ministra explicou que a taxa de abstenção foi principalmente impulsionada pelos candidatos ao nível médio, que apresentaram a maior taxa de ausência. Em contraste, os candidatos de nível superior compareceram em maior número. “O maior percentual de abstenção foi no nível médio, no bloco 8, que tinha a maior relação candidato por vaga. Nos outros blocos, a taxa ficou abaixo da média”, destacou Dweck.