
A conta de luz dos brasileiros ficará mais cara a partir de maio. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (25), que a bandeira tarifária será amarela, o que implica uma cobrança extra de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
Leia Também:
A mudança de bandeira, da verde para a amarela, segundo a agência, ocorre devido à redução das chuvas no país, com a chegada do período seco. A previsão é de que os reservatórios das hidrelétricas não recebam água suficiente nos próximos meses, o que pode forçar o uso de usinas termelétricas, que geram energia mais cara.
Conta de luz mais cara para o baiano
Além disso, os consumidores da Bahia já enfrentam um aumento na conta de luz desde abril deste ano. A Neoenergia Coelba, responsável pela distribuição de energia no estado, reajustou as tarifas: 1,88% para residências (baixa tensão) e 2,53% para comércios e indústrias (alta tensão).
A mudança deve afetar cerca de 6,7 milhões de consumidores baianos, e é explicada principalmente pelos encargos setoriais, que correspondem a 1,86% do custo da energia.