26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

É água! - 15/01/2025, 07:58 - Da Redação - Atualizado em 15/01/2025, 08:41

Bahia segue na rota da chuva; mais de duas mil pessoas já foram afetadas

Cinco municípios decretaram situação de emergência após temporais intensos

52 famílias estão recebendo auxílio imediato da Secretaria de Assistência Social de Itambé
52 famílias estão recebendo auxílio imediato da Secretaria de Assistência Social de Itambé |  Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Itambé

As fortes chuvas que estão atingindo a Bahia nesta semana provocaram estragos significativos em diversas cidades, com destaque para Itambé, no sudoeste do estado, e Baixa Grande, no norte.

Segundo a Defesa Civil do estado (Sudec), 66 municípios foram atingidos pelos temporais desde o último fim de semana, e cinco decretaram situação de emergência.

Leia também:
Quantidade de cidades afetadas pela chuva pode aumentar com alerta do Inmet
Trânsito, segurança e transporte: se ligue na 'operação' para curtir a Lavagem do Bonfim

Os temporais afetam um total de 66 cidades baianas, com cinco delas em situação de emergência. Os dados mais recentes da Sudec apontam que 271 pessoas estão desabrigadas, 957 desalojadas e 2.211 foram diretamente afetadas pelas chuvas. Duas pessoas ficaram feridas.

Impacto em Itambé

Em Itambé, choveu 70 mm em apenas 30 minutos, alagando ruas e deixando casas submersas, especialmente na região do Riacho do Barro, no bairro Valdomiro Santos. Muitas famílias foram forçadas a abandonar seus imóveis, perdendo eletrodomésticos, roupas e documentos pessoais.

A Defesa Civil municipal isolou as áreas de risco e está identificando outros pontos que oferecem perigo. Já a Prefeitura mobilizou secretarias para oferecer suporte às famílias atingidas, incluindo a distribuição de cestas básicas. Entretanto, o número de pessoas afetadas e o total de casas danificadas ainda não foram divulgados.

Situação em Baixa Grande

No município de Baixa Grande, os temporais também causaram transtornos, com um acumulado de 66 mm em apenas 40 minutos. Apesar dos danos materiais, não há registro de desalojados ou desabrigados na cidade.

exclamção leia também