31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Ligação Pau da Lima - Av. Gal Gosta - 15/03/2024, 19:50 - Da Redação

Avenida Jayme Figura é inaugurada nesta sexta na capital baiana

Nova via foi uma das diversas ações programadas pela Prefeitura de Salvador, com o objetivo de celebrar os 475 anos da cidade

A entrega foi realizada pelo prefeito Bruno Reis, com a presença de secretários e dirigentes municipais
A entrega foi realizada pelo prefeito Bruno Reis, com a presença de secretários e dirigentes municipais |  Foto: Valter Pontes / Secom

A avenida Jayme Figura, nova ligação entre o bairro de Pau da Lima e a Avenida Gal Gosta, foi inaugurada nesta sexta-feira (15). A nova via, que custou R$ 9,8 milhões, foi uma das diversas ações programadas pela Prefeitura de Salvador, visando celebrar os 475 anos da capital baiana, comemorados no dia 29 de março.

A entrega foi realizada pelo prefeito Bruno Reis, com a presença de secretários e dirigentes municipais, além de moradores da região e de familiares do artista plástico Jayme Figura, um dos principais artistas plásticos contemporâneos da Bahia, que faleceu em novembro do passado e foi homenageado com o nome da avenida.

“Essa via vai ligar a Estrada Velha do Aeroporto, aqui em Pau da Lima, até a avenida Gal Costa. É uma importante obra de mobilidade, que vai reduzir o tempo de deslocamento das pessoas que moral e trabalham na região, reduzindo os congestionamentos e garantindo mais qualidade de vida para as pessoas. Foram investidos mais de R$15 milhões entre a obra e as desapropriações“, afirmou o prefeito.

Veja também:

Vídeo: Moradores estão na bronca com matagal e bichos em Mussurunga

O prefeito ainda destacou obras de mobilidade já entregues pela gestão desde 2021 e pontuou que até o final do ano serão entregues mais intervenções, como a ligação BR-324 x Mata Escura, o complexo na região do Shopping Bela Vista, o novo viaduto na região do Iguatemi, a conclusão das obras do BRT e a nova avenida da Boca do Rio a Piatã.

“Com todas estas intervenções, vamos ter a posição de primeiro em mobilidade no Brasil”, prometeu.

Especificações da via

A avenida tem 1,1 km de extensão e interliga a Gal Costa ao bairro de Pau da Lima, a partir da Avenida Aliomar Baleeiro, contribuindo com a fluidez no tráfego das regiões de Sussuarana, Vila Canária, Granjas Rurais Presidente Vargas, Porto Seco Pirajá e Mata Escura.

São duas pistas e duas faixas de circulação nos dois sentidos, praças de retornos e, na interseção com a avenida Aliomar Baleeiro, uma rotatória vai regularizar os constantes engarrafamentos existentes no local, sem a necessidade de uso de semáforos. A intervenção foi executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop).

“Esta é uma obra muito importante, pois vai diminuir o tempo de trânsito e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas. Isso mostra o quanto a Prefeitura vem trabalhando: no Planejamento Estratégico do município, a meta era fazer 36 km de vias novas e requalificadas, e já chegamos a 45km – deste total, 35km já foram executadas”, lembrou o secretário da Seinfra, Luiz Carlos de Souza.

exclamção leia também