Os atendimentos de urgência e emergência para os beneficiários do Planserv serão encerrados no Hospital da Bahia a partir desta quinta-feira (7). De acordo com a coordenação-geral do plano de saúde, o comunicado foi emitido pela direção do hospital nesta terça (5).
Leia também:
PRF encontra irmãs desaparecidas de Maceió em Paulo Afonso
Acidente na Paralela deixa feridos e moto em chamas
'Vuco-vuco' barulhento de casal faz síndica emitir comunicado em Salvador
De acordo com o Hospital da Bahia, a decisão pela descontinuidade desse tipo de serviço foi motivada por um "redimensionamento da unidade". Continuarão sendo prestados os atendimentos ambulatoriais relacionados à neurocirurgia, cirurgias torácica, cardíaca, cabeça e pescoço, cirurgia geral do trato digestivo e oncológica.
Também continuam sendo disponibilizados atendimentos para as especialidades de radioterapia, cardiologia e oncologia, assim como exames de Ecocardiograma, Mapa, Holter e Eletroencefalograma, dentre outros.
A lista completa dos serviços pode ser conferida no site oficial do Planserv.
A unidade de saúde reforçou que os beneficiários que deram entrada na unidade pela emergência e que se encontram assistidos no momento não terão descontinuidade no atendimento.
“Foi uma decisão de mercado, em que não se levou em conta a importância do Planserv para a saúde suplementar local. Negociamos o quanto pudemos, mas a nova direção da unidade fez a opção de redução dos serviços, mesmo após tantos anos de parceria”, disse a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito.
Rede credenciada
Segundo a coordenadora, já estão sendo adotadas medidas que visam assegurar o atendimento. “O Hospital de Brotas, nossa unidade exclusiva, irá antecipar a abertura dos leitos da segunda fase, que seria em dezembro, passando para 150 vagas”, explicou.
Também será ampliada a capacidade operacional do Hospital Fundação Bahiana de Cardiologia e de outras unidades, inclusive em Lauro de Freitas.
Em caso de necessidade de atendimento de urgência e emergência, os beneficiários do Planserv, na capital baiana, seguem contando com a assistência dos hospitais Português, Santa Izabel, Agenor Paiva, Prohope, Hospital Fundação Bahiana de Cardiologia, Hospital da Pituba e San Miguel, além do recém-inaugurado Hospital de Brotas, exclusivo para beneficiários do Planserv, entre outras unidades credenciadas.
A relação completa de estabelecimentos pode ser conferida através deste site.
Em nota enviada ao Portal Massa!, o Hospital da Bahia informou que continuará prestando seus serviços usuais. Quanto ao Planserv, a unidade de saúde afirmou que não houve acordo, e, por isso, não serão mais realizados atendimentos de emergência pelo plano, permanecendo apenas os atendimentos eletivos e referenciados, com prévia autorização.
Confira nota na íntegra:
Informamos que o hospital continua operando integralmente e prestando o usual serviço de excelência para a população. A unidade mantém investimento contínuo e significativo em sua estrutura de leitos, ambulatório e centro cirúrgico. No mês de outubro, por exemplo, inaugurou uma nova sala de hemodinâmica com equipamento de alta tecnologia. O hospital reforça seu compromisso com a população e a prestação de um serviço de saúde de qualidade e humanizado.
Sobre o Planserv, informamos que após meses de tratativas para solucionar um equilíbrio econômico, não foi possível chegar a um acordo e fez-se necessária uma alteração contratual. Nesse sentido, a partir do dia 07/11/2024 a unidade atenderá aos usuários do plano para situações eletivas e referenciadas, com prévia autorização. Não poderão ser mais realizados atendimentos de emergência.