
O assentamento Nova Esperança, em Vera Cruz, que abriga mais de 200 famílias, completou dois meses sem energia elétrica. A situação vem causando diversos transtornos para os moradores, principalmente para idosos e crianças que vivem na localidade.
Leia Também:
“Tem muita gente passando necessidade, criança, idoso, sem energia na comunidade. Sessenta dias aguardando esse transformador ser trocado e nada”, disparou Diego de Jesus Santos, uma das lideranças da comunidade.

O problema ocorre porque o assentamento está localizado em uma Área de Preservação Permanente (APP). Por conta disso, a Coelba ainda não obteve autorização do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para realizar a instalação de uma ligação regular de energia elétrica. Vale ressaltar que, anteriormente, os moradores utilizavam ligações clandestinas — os chamados "gatos" — que foram cortadas há mais de dois meses.
O Portal Massa! entrou em contato com a Prefeitura de Vera Cruz, que afirmou ter tentado intermediar a situação. Segundo a gestão municipal, as famílias já ocupam o espaço há cerca de 20 anos, mas o pedido foi negado pelo Inema.
A reportagem também procurou o Inema, que respondeu informando que nenhum processo foi oficialmente aberto. A Coelba também foi contatada, mas até o fechamento desta matéria, não respondeu aos questionamentos.