24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Ufa! - 18/07/2025, 19:14 - Da Redação

Após quase 40 horas, bombeiros põem fim em incêndio no Comércio

Chamas começaram na madrugada de quinta-feira (17)

Chamas atingiram prédios centenários
Chamas atingiram prédios centenários |  Foto: Shirley Stolze / Ag. A TARDE

Nesta sexta-feira (18), após 37 horas de trabalho, guarnições do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) conseguiram debelar o incêndio que começou no prédio conhecido como edifício azul, na Rua Conselheiro Dantas, no bairro do Comércio, em Salvador, na madrugada da quinta-feira (17), e se alastrou por outros imóveis.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência, considerada de grande proporção, mobilizou mais de 50 profissionais ao longo da operação, que foi iniciada por volta de 1h desta quinta e exigiu uma força-tarefa com pelo menos 15 viaturas, entre autos bomba-tanque (ATBs), unidades de resgates (URs), autoescada plataforma aérea (AEPA) e auto bomba-tanque salvamento (ABTS), além de apoio logóstico.

Leia Também:

Ainda segundo o órgão, o incêndio se alastrou pelas edificações centenárias, algumas delas em estado de abandono e com muito material combustível como papéis e madeiras.

“Por causa da alta complexidade das edificações, nós atuamos com bastante cautela também pelo risco de desabamento. Utilizamos técnicas de resfriamento. Conseguimos confinar as chamas e consequentemente a extinção do fogo. Durante toda a operação, mantivemos o monitoramento dos quatro imóveis e das edificações vizinhas”, explicou a tenente-coronel BM Érica Prado, comandante do 1º BBM, na capital baiana.

Não houve registro de feridos. Equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal) interditaram os quatro imóveis atingidos pelo fogo e isolaram mais uma edificação, se trata do prédio onde funciona a Unijorge Campus Comércio. A instituição foi notificada para desocupação face ao risco de desabamento de remanescentes do incêndio. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

exclamção leia também