24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Salvador - 17/07/2025, 17:32 - Da Redação

Prédio de faculdade será desocupado após incêndio em imóvel vizinho

Chamas começaram na madrugada desta quinta-feira (17)

Codesal afirmou que já havia feito vistorias
Codesal afirmou que já havia feito vistorias |  Foto: Shirley Stolze/ Ag, A Tarde

Um incêndio que começou na madrugada desta quinta (17), em um prédio conhecido como edifício azul, na Rua Conselheiro Dantas, no bairro do Comércio, em Salvador, segue causando prejuízos.As chamas se alastraram para outros dois imóveis da região. Uma faculdade que fica na área precisará ser desocupada sob risco de desabamento. Não há registro de feridos.

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o edifício onde funciona a Unijorge Campus Comércio foi notificado para desocupação face ao risco de desabamento de remanescentes do incêndio. Além disso, a Codesal realizou o isolamento da área. O trânsito de veículos foi suspenso na rua Portugal, estando liberada para a passagem de pedestres, da mesma forma que na Rua Pinto Martins.

Leia Também:

Já a Rua Conselheiro Dantas continuará isolada. As equipes continuarão no local para garantir a segurança dos que transitam na região. Após o rescaldo, será possível a Codesal fazer uma avaliação precisa dos imóveis.

Vistorias

Por meio de nota, a Codesal afirmou que diversas vistorias foram efetuadas no imóvel em que o fogo começou. "O prédio onde teve início o incêndio na madrugada desta quinta-feira (17/07), na Rua Conselheiro Dantas nº 03, foi vistoriado sucessivas vezes pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) desde de 2019 (processo 87993), estando situado na mancha de tombamento do Iphan. Na vistoria de 2021, funcionava no térreo o estabelecimento Empada Carioca, sendo que os demais pavimentos estavam desocupados".

Defesa Civil realizou o isolamento da área
Defesa Civil realizou o isolamento da área | Foto: Shirley Stolze/ Ag, A Tarde

"Em 2023, a Codesal teve acesso ao imóvel, quando foram identificadas condições precárias de manutenção, infiltrações generalizadas, vegetação na fachada, sendo que, na última vistoria, realizada em maio deste ano, identificou-se risco de desprendimento do revestimento da fachada, pois ocorreu desabamento pontual de elemento decorativo de uma das varandas. Foi solicitado isolamento da calçada, com tapumes, para não atingir transeuntes. A Seman realizou a instalação dos tapumes e antes do incêndio o imóvel já se encontrava isolado", disse outro trecho da nota.

Vale destacar que as chamas ainda não foram totalmente extintas. Diversas pastas trabalham na operação: Corpo de Bombeiros, Transalvador, Seman, Coelba, Diretoria de Iluminação Pública, Guarda Municipal, Prefeitura- Bairro Centro e Sedur, além da Defesa Civil.

exclamção leia também