O apagão nacional, que ocorreu nesta manhã de terça-feira (15), ao redor do país, causou transtornos em lojas e estabelecimentos comerciais em Salvador. Diversos shoppings da capital baiana foram atingidos pela queda de energia e precisaram operar da maneira que era possível.
Salvador Shopping
O Salvador Shopping seguiu operando normalmente com geradores para abastecer as áreas comuns, elevadores e escadas rolantes.
No entanto, de acordo com a assessoria do estabelecimento, algumas lojas ficaram sem energia por mais de duas horas, já que o serviço só foi normalizado no local às 10h45.
Shopping da Bahia
O Shopping da Bahia, antigo Iguatemi, nem sequer abriu durante o período do apagão. Em nota, o estabelecimento informou que "todas as operações estavam fechadas", mas, segundo a assessoria, o local iniciou suas operações por volta das 11h20.
Ainda segundo o comunicado, o shopping esteve com algumas portas abertas para "acolher colaboradores que já estavam nas imediações do empreendimento", já que as luzes dos corredores funcionam a partir de geradores de energia.
Salvador Norte Shopping
O Salvador Norte Shopping, assim como seu 'primo', estava aberto com iluminação, escada e elevadores em funcionamento através de gerador, segundo a assessoria.
No entanto, o Salvador Norte não abriu nenhuma loja até que a energia fosse totalmente restabelecida, o que ocorreu às 11h30.
Shopping Barra
Em nota, o Shopping Barra informou que "o gerador do empreendimento permitiu o funcionamento", sem detalhar se algumas lojas ou áreas comuns chegaram a ficar sem energia
Ainda segundo o comunicado, a partir das 10h40 o fornecimento de energia "foi plenamente restabelecido".
Shopping Itaigara
O Shopping Itaigara informou que o uso do gerador manteve as áreas comuns do empreendimento funcionando normalmente. Já as lojas, devido a queda de energia, ficaram "inoperantes" até às 11h06.
Ainda segundo o comunicado, os acessos do shopping foram fechados, retornando após a normalização do sistema de energia.
Shopping Center Lapa
O Shopping Center Lapa foi outro que funcionou normalmente, "sem intercorrências", de acordo com a assessoria do estabelecimento.
O empreendimento iniciou operações às 8h30 , horário padrão do dia-a-dia, com a utilização de geradores de energia.