A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) declarou nesta quarta-feira (8) que multou seis caminhões que transportavam doações para o Rio Grande do Sul por excesso de peso. No entanto, a agência afirmou que as autuações serão extintas e flexibilizou regras para a fiscalização de veículos em meio às tragédias enfrentadas no estado devido às enchentes.
“É importante dizer que todos esses casos seguiram viagem sem retenção na balança ao constatarmos que eram doações”, afirmou Rafael Vitale, presidente da ANTT.
Além disso, a ANTT publicou uma portaria em que estabelece diretrizes para flexibilizar o transporte de doações para o Rio Grande do Sul. De acordo com a agência, será estabelecido atendimento prioritário nos postos de pesagem veicular e dispensa de fiscalização para os veículos de transporte rodoviário de carga que estejam levando doações ao estado gaúcho.
Leia Mais:
Âncora do SBT flagra caminhões com doações ao RS sendo multados
Resgates devem ser interrompidos em Porto Alegre; entenda o motivo
Abusos são denunciados em abrigos do Rio Grande do Sul
Com a portaria também ocorrerá a flexibilização no transporte de passageiros em âmbito interestadual e internacional. Os veículos que estiverem em missão oficial para atender a população do Rio Grande do Sul terão isenção das taxas de pedágio.
Segundo a ANTT, desde sábado (4) 7.928 veículos passaram pelo posto de fiscalização de Araranguá, Santa Catarina.