Mulheres, tanto adultas quanto jovens, que estão abrigadas em locais de suporte após a forte chuva invadir o Rio Grande do Sul, relataram abusos ao Ministério das Mulheres. Todos os crimes foram denunciados na noite desta terça-feira (7), em uma reunião de três horas.
Cerca de 40 representantes de movimentos sociais, entidades e deputadas federais e estaduais estiveram reunidas com a ministra da pasta, Cida Gonçalves.
Ainda assim, até então, não há detalhes de onde ou quantos casos ocorreram. As informações foram divulgadas pela CNN Brasil. Por consequência, a primeira medida da pasta será entregar uma equipe in loco e preparar um protocolo.
Leia mais
Campeã do BBB 20 relata tragédia que viu no RS: "Fiquei em choque"
Tragédia no RS chega a 100 mortos e 128 desaparecidos
Tragédia no Rio Grande do Sul: Nível do Guaíba desce 15 cm em 24h
“Os encaminhamentos de imediato são preparar a ida da ministra para o Rio Grande do Sul, deixar uma equipe do Mulheres in loco nos próximos dias e preparar um protocolo junto às autoridades locais para receber e apurar essas denúncias”, detalhou a assessoria do Ministério das Mulheres.
Confira:
Está em estudo também a disponibilidade de abrigos exclusivos para mulheres, de modo a não violar os direitos femininos.
Canais do Disque 100 foram disponibilizados pelo Ministério dos Direitos Humanos para receber denúncias de violações de direitos humanos.