26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Alívio no bolso - 05/09/2024, 07:00 - Da Redação

Aneel corrige tarifa de energia e aumento será menor que o previsto

Uma revisão de informações apontou que a bandeira tarifária aplicada às contas de energia estava equivocada

Aneel esclarece como funciona a bandeira nível 1
Aneel esclarece como funciona a bandeira nível 1 |  Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou uma correção na bandeira tarifária aplicada às contas de luz de setembro. Inicialmente, seria acionada a bandeira vermelha no patamar 2, que implicaria em um aumento mais elevado. No entanto, após a revisão de informações do Programa Mensal de Operação (PMO), a bandeira vermelha 1 foi acionada, resultando em um impacto menor.

Leia também:

Baianos adotam estratégias para driblar aumentos de luz e gás; veja
Veja como estava o Brasil na última vez da bandeira vermelha de energia

Com essa mudança, o valor adicional nas contas de energia será de R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora consumidos, uma diferença significativa em comparação ao que seria cobrado no patamar 2, que seria de R$ 7,87.

Segundo a Aneel, a alteração foi motivada por uma correção de dados fornecidos pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), que levou a uma reavaliação pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). "Diante dessa alteração, a Aneel solicitou para a CCEE avaliação das informações e recálculo dos dados, o que indicou o acionamento da bandeira vermelha patamar 1", esclareceu a agência em nota oficial.

A mudança entrou em vigor a partir de 1° de setembro. Para as contas que já foram faturadas com base na bandeira vermelha 2, a devolução da diferença será feita até o segundo ciclo de faturamento, conforme as disposições da Resolução Normativa 1000, que trata dos direitos e deveres dos consumidores.

exclamção leia também