28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

2ª edição do programa Empresário Sombra por um Dia em Salvador - 11/08/2023, 06:00 - Maria Laura S. de Souza

Alunos da rede pública vivem experiência única com 'Empresário Sombra'

A ação começou na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), e deu continuidade com as visitas dos estudantes até às 17h

A Júnior Achievement Bahia promoveu ontem a 2ª edição do programa Empresário Sombra por um Dia em Salvador
A Júnior Achievement Bahia promoveu ontem a 2ª edição do programa Empresário Sombra por um Dia em Salvador |  Foto: Divulgação

A Júnior Achievement Bahia promoveu ontem a 2ª edição do programa Empresário Sombra por um Dia em Salvador. Na oportunidade, estudantes de escolas públicas puderam conhecer a rotina de trabalho de empresários de grandes empresas. A ação começou na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), e deu continuidade com as visitas dos estudantes até às 17h.

A ação faz parte do projeto da JA Bahia, que busca a inserção de jovens no mundo do trabalho, e também é uma comemoração ao Dia Internacional da Juventude, celebrado no dia 12. O programa acontece em toda Bahia, 120 jovens participaram de forma simultânea em 9 localidades do estado.

De acordo com Jiovani Soeiro, Executivo de Comunicação da Júnior, puderam participar do programa jovens de 16 a 24 anos, estudantes do ensino médio de escolas estaduais e municipais. “Entre os empresários receptores estão Rogério Cedraz -Presidente da Embasa, o Diretor da Arena Fonte Nova - Dênio Cidreira, e o Superintendete do IEL – Evandro Mazo”, relata. Outros 17 executivos e 20 empresas colaboradoras de diversas áreas, participaram da edição.

Imagem ilustrativa da imagem Alunos da rede pública vivem experiência única com 'Empresário Sombra'
Foto: Divulgação

Jiovani explica ainda que os jovens acompanharam o empresário ou executivo em todas as suas tarefas diárias, incluindo as reuniões de negócios. “Nosso objetivo é inspirá-los por meio do contato direto com profissionais de sucesso”, afirma. Para ele, é importante que os jovens saibam a realidade do trabalho em grandes empresas. “Eles precisam ter visão sobre as carreiras que os inspiram e desenvolver algumas habilidades neste contato direto com os profissionais do mercado”, defende.

Em 2022, 140 jovens de Salvador puderam participar do projeto, e de acordo com Jiovani, alguns deles conseguiram empregos em grandes empresas após as visitas. “Pra gente, é uma experiência única, um aprendizado gigantesco que deixa a sensação de que é possível, sim, formar grandes empreendedores, com mentalidade de gente grande e transformadora”, completa.

Dênio Cidreira, diretor presidente da Arena Fonte Nova, parceira da ação, revela que a empresa também participou no ano passado e que ele acredita ser uma experiência de troca de conhecimentos. “Os jovens têm a oportunidade de vivenciar atividades práticas, ter uma compreensão do mundo empresarial e o aprendizado além da teoria da sala de aula. O entusiasmo deles nos inspira e, para eles, a experiência traz estímulo para explorar suas próprias ideias e ambições para o futuro”, conclui.

exclamção leia também