29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Xô, doença - 04/02/2026, 10:11 - Agência Brasi e Da Redação

Alô, mamães! Vacina contra bronquiolite é ofertada pelo SUS

Rede pública libera proteção contra vírus que atinge os pequeninos

Crianças terão nova proteção pelo SUS
Crianças terão nova proteção pelo SUS |  Foto: João Risi/MS

Bebês prematuros e crianças com comorbidades contarão com uma nova forma de proteção na rede pública de saúde. A partir deste mês de fevereiro, o Sistema Único de Saúde (SUS) começa a disponibilizar o nirsevimabe, medicamento que reforça a defesa contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal responsável pelos quadros de bronquiolite.

De acordo com o Ministério da Saúde, o nirsevimabe é um anticorpo monoclonal capaz de oferecer proteção imediata, sem precisar estimular o organismo do neném a produzir seus próprios anticorpos. Na prática, funciona como uma barreira rápida contra o vírus que costuma lotar emergências pediátricas, principalmente nos períodos de maior circulação de doenças respiratórias.

Leia Também:

Entram no público-alvo crianças nascidas antes das 37 semanas de gestação, além de bebês de até dois anos com condições como doença pulmonar crônica da prematuridade (broncodisplasia), cardiopatia congênita, anomalias das vias aéreas, doença neuromuscular, fibrose cística, imunocomprometimento grave — de origem inata ou adquirida — e síndrome de Down.

A rede pública também mantém a oferta de vacina contra o VSR para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.

Vírus preocupa pela gravidade nos pequenos

O VSR responde por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Em 2025, até 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 mil ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associadas ao vírus. Desse total, mais de 35,5 mil hospitalizações envolveram crianças abaixo dos dois anos — o equivalente a 82,5% dos registros.

Como a maior parte dos quadros tem origem viral, não existe tratamento específico para a bronquiolite. O cuidado médico costuma focar no controle dos sintomas, com terapia de suporte, oferta de oxigênio quando necessário, hidratação e uso de broncodilatadores, principalmente nos casos com chiado evidente no peito.

exclamção leia também