31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Vida nova? - 31/12/2024, 12:36 - Vitória Sacramento

Adeus ano velho! Baianos revelam expectativas para 2025

Pessoal afirmou que 2024 foi de altos e baixos

O Jornal MASSA! foi até a Estação da Lapa, em Salvador, para ouvir as histórias de pessoas
O Jornal MASSA! foi até a Estação da Lapa, em Salvador, para ouvir as histórias de pessoas |  Foto: Uendel Galter/Ag. A TARDE

Com o ano de 2024 chegando ao fim, é hora de refletir sobre as conquistas, desafios e expectativas para 2025. Mas você já fez a sua lista de metas para 2025? Se não, ainda dá tempo de planejar o novo ano. Por isso, o Jornal MASSA! foi até a Estação da Lapa, em Salvador, para ouvir as histórias de pessoas que, como tantos brasileiros, enfrentaram um ano de altos e baixos.

Para Almeirice da Silva, que gerencia a barraca Bolo da Meire, na Avenida Sete, há nove anos, 2024 foi desafiador. A alta constante dos preços dificultou as vendas e pressionou ainda mais os pequenos negócios.

“As mercadorias estão muito caras. Vai no mercado, é um preço; no outro dia, já é outro. [...] Espero que 2025 seja melhor, que a situação financeira melhore para todos”, desabafou, com fé em dias mais prósperos.

Imagem ilustrativa da imagem Adeus ano velho! Baianos revelam expectativas para 2025
Foto: Uendel Galter/Ag. A TARDE


Mas nem somente de notícias ruins vive o ambulante, não é mesmo? Crispiniana da Silva, vendedora de água, de 63 anos, enfrentou um ano marcado por perdas familiares e desafios de saúde. Apesar disso, ela mantém gratidão e esperança de melhorias no sistema público de saúde. “Espero que 2025 seja um ano em que melhorem os hospitais. A regulação demora tanto que, às vezes, quando conseguimos, já é tarde demais”, relatou. No entanto, as vendas foram boas, e ela já planeja expandir seus negócios para novos locais.

Crispiniana da Silva, vendedora de água, de 63 anos
Crispiniana da Silva, vendedora de água, de 63 anos | Foto: Uendel Galter/Ag. A TARDE


Leia mais:
Mega da Virada: alta procura gera fila de mais de uma hora para apostas online
Público do Virada Salvador conta quais são as superstições de final de ano

Entre os planos mais comuns para 2025, investir em educação e qualificação foi o destaque. Fabiane Silva dos Santos, técnica de enfermagem e estudante do ensino superior, descreveu 2024 como um ano de conquistas e crescimento. “Concluí meu semestre, aprendi muito e conquistei bastante. Para 2025, quero me aprimorar ainda mais, fazer cursos e expandir meu conhecimento na área de estética e saúde”, declarou.

A microempreendedora Solange Gomes da Cruz também vê o próximo ano como uma oportunidade de transformação. “Quero voltar aos estudos, agregar mais à minha profissão e viajar mais”, afirmou. Já Célia Oliveira, de 48 anos, espera iniciar uma nova fase em 2025. “Estou cheia de expectativas. Quero começar cursos, experiências novas e, quem sabe, alcançar grandes sonhos, como ganhar na loteria!”, brincou.

Em meio às dificuldades econômicas, perdas pessoais e desafios diários, os soteropolitanos seguem com a resiliência que é marca registrada do povo baiano. Para muitos, 2024 foi um ano de aprendizado e superação, mas é em 2025 que depositam suas esperanças de mudanças, sejam elas na saúde, na educação, no trabalho ou na realização de sonhos pessoais.

E você, já fez sua lista de metas para 2025? Ainda há tempo para planejar!

exclamção leia também