26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

ganhando o mundo - 15/10/2024, 17:58 - Da Redação

Acessórios de artesãs quilombolas da Bahia estarão na SPFW

O desfile faz parte da grife baiana Meninos Rei, parceira da Setre no Projeto Collab Artesanato da Bahia

Apresentação acontece nesta quarta-feira (16)
Apresentação acontece nesta quarta-feira (16) |  Foto: Divulgação

A grife baiana Meninos Rei vai levar um pedacinho do quilombo Pitanga de Palmares para a passarela da 58ª edição da São Paulo Fashion Week, nesta quarta-feira (16). O show de moda está marcado para às 14h30, e vai ser uma grande vitrine para as criações de acessórios feitos por artesãs quilombolas da Bahia, tudo fruto do projeto Collab Artesanato da Bahia.

No desfile, duas representantes da Associação Raízes do Quilombo vão estar na plateia, para ver de perto o resultado e impacto da coleção de acessórios Axé Raízes do Quilombo. A coleção reúne 170 peças entre chapéus, bolsas, pulseiras, colares, brincos, tops e mochilas, confeccionadas durante dois meses de oficinas, realizadas no quilombo sob a coordenação dos irmãos Céu e Junior Rocha, estilistas da Meninos Rei.

Leia mais:
Funceb realiza oficinas gratuitas de teatro; veja como se inscrever
Empresa de Deolane tenta liberação de casas de apostas no Brasil
Professores acumulam desafios, mas entregam realizações

Esse projeto é uma iniciativa do Governo da Bahia, com a Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a parceria da OSC Comvida. Parte da coleção ficará como acervo da marca e outra parte poderá ser comercializada pela Associação Pitanga de Palmares, gerando renda para a 25 artesãs que participaram das oficinas.

Convidada especial do desfile, dona Néa Santos, artesã e secretária da Associação Pitanga de Palmares, diz estar ansiosa nesses momentos que antecedem à entrada na passarela. Acompanhada da também artesã Januária Celestino, dona Néa estará pela primeira vez numa platéia de um desfile de moda. O mais importante para ela, no entanto, é a possibilidade do desfile abrir portas à comunidade.

Imagem ilustrativa da imagem Acessórios de artesãs quilombolas da Bahia estarão na SPFW
Foto: Divulgação

“Eu vejo esse momento como uma conquista, um reconhecimento. É gratificante ver que nossa luta não foi em vão durante todos esses anos, quando decidimos criar a Associação. O meu sentimento é de gratidão diante dessa oportunidade que surge agora”, disse.

O coordenador de fomento ao artesanato da Setre, Weslen Moreira, também está na expectativa com o desfile. “É um momento muito especial pra nós que trabalhos para fortalecer a política de Artesanato da Bahia, contribuindo para a expansão do processo criativo de artesãs e artesãos, oferecendo cursos de qualificação e oportunidades. Vai ser um momento único”, afirmou.

Como parte do Projeto Collab Artesanato da Bahia – Meninos Rei, a Associação Pitanga dos Palmares recebeu um kit de informática para facilitar a produção de conteúdo e a venda dos produtos no espaço digital.

exclamção leia também