25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

COATO - 13/10/2025, 23:30 - Da Redação

Ação cultural sobre a ditadura militar no Brasil chega a Cachoeira

Apresentações do projeto ficarão na cidade até o dia 17 de outubro

Projeto é realizado pelo COATO Coletivo
Projeto é realizado pelo COATO Coletivo |  Foto: Divulgação / Lucas Sato

A cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, recebe entre os dias 13 e 17 de outubro uma programação especial do projeto “Território Expandido: Arte Local e Global”, realizado pelo COATO Coletivo. A agenda reúne ações de formação, difusão e experimentação artística, incluindo o Lab.Ex – Laboratório de Experimentação Cênica, a exibição de um filme, a Mostra Lab.Ex e a circulação do espetáculo “Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura”, movimentando espaços culturais e educativos da cidade.

Leia Também:

O Lab.Ex propõe que os participantes explorem o conceito de Corpo-Arquivo, utilizando ferramentas acessíveis como celulares, projeções e sons ao vivo para transformar memórias em dramaturgia e o corpo em território de criação.

Já o documentário “Retratos de Identificação” também será exibido pelo grupo nesta semana cultural. Com direção de Anita Leandro, o audiovisual traz dois combatentes que lutaram contra a ditadura militar no Brasil e se deparam, pela primeira vez, com fotografias de suas respectivas prisões, tiradas pela polícia.

Grupo já passou por Lençóis e Barreiras
Grupo já passou por Lençóis e Barreiras | Foto: Divulgação / Lucas Sato

Encerrando a passagem do projeto por Cachoeira, o espetáculo “Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura” será apresentado no dia 17 de outubro, em duas sessões no Auditório Leite & Alves (CAHL/UFRB): às 10h, para alunos de escolas públicas, e às 19h30, aberta ao público. A peça revisita memórias do regime militar (1964-1985) e conecta-as às tensões políticas contemporâneas, reafirmando a relevância da arte como espaço de memória, reflexão e debate social.

Tour pela Bahia

Em circulação pelo estado, o projeto Território Expandido já passou por Lençóis e Barreiras e passará ainda por Salvador, em janeiro de 2026, reafirmando o compromisso do COATO com a arte. Fundado em 2013 na Escola de Teatro da UFBA, o COATO consolidou uma poética baseada na criação compartilhada, na hibridização de linguagens e no tensionamento entre arte e política.

Salvador recebe o espetáculo em janeiro de 2026
Salvador recebe o espetáculo em janeiro de 2026 | Foto: Divulgação / Lucas Sato

O projeto foi contemplado nos editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Para participar do laboratório, basta se inscrever através do formulário disponível no perfil @coatocoletivo no Instagram.

Confira os horários e os locais das apresentações em Cachoeira:

- Lab.Ex – Laboratório de Experimentação Cênica

Estação Ferroviária

13, 14 e 15 de outubro – 14h às 17h

- Exibição do documentário “Retratos de Identificação”

Auditório Leite & Alves (CAHL/UFRB)

16 de outubro – 15h

- Mostra Lab.Ex

Auditório Leite & Alves (CAHL/UFRB)

16 de outubro – 19h

- Espetáculo “Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura”

Auditório Leite & Alves (CAHL/UFRB)

17 de outubro – 10h (mediação com escola pública)

17 de outubro – 19h30 (público geral)

Entrada gratuita em todas as atividades.

exclamção leia também