24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Bafafá - 16/10/2024, 21:37 - Da Redação

Abrasel critica decisão do governo federal de não retomar horário de verão

Segundo associação, decisão não levou em consideração benefícios econômicos, ambientais e sociais

Associação afirma que horário de verão aumentaria faturamento de estabelecimentos
Associação afirma que horário de verão aumentaria faturamento de estabelecimentos |  Foto: Midjourney

A Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - criticou, nesta quarta-feira (16), a decisão do governo federal de não retomar o horário de verão em 2024. Para a associação, a decisão desconsidera os importantes benefícios econômicos, sociais e ambientais que a medida traria para o país.

Leia mais:

‘Licença infelicidade’: empresa cria folga para trabalhadores tristes

Greve dos professores da UNEB chega ao fim

"Estimamos que a extensão das horas de luz natural entre 18h e 21h resultaria em um crescimento de até 50% no movimento nesse período, o que levaria a um aumento de 10 a 15% no faturamento mensal dos estabelecimentos", ressalta Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

Segundo Solmucci, a economia apontada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), de 2,9% no consumo de energia, não pode ser ignorada. "Surpreende-nos que, num cenário em que cada economia é importante para o consumidor brasileiro, o ministro considere irrelevante essa economia de energia. As tarifas estão cada vez mais caras, e sempre existe algum risco no fornecimento", comenta Solmucci.

Além disso, a Abrasel afirma se preocupar com o fato de o país estar refém das condições climáticas. "É muito ruim que o Brasil dependa de previsões de chuvas para decidir sobre o horário de verão. Em países da Europa, América do Norte e até na América do Sul, essa política é comum e benéfica", critica Solmucci.

Uma pesquisa recente do Reclame AQUI, em parceria com a Abrasel, indicou que a maioria dos brasileiros é a favor do retorno do horário de verão, especialmente pelos seus impactos econômicos. Dos mais de 3.000 entrevistados, 51,7% consideram que a medida seria benéfica para setores como bares, restaurantes e o comércio em geral.

exclamção leia também