26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Carnaval

Resistência - 25/02/2025, 21:00 - Larissa Falcão

Sob comando de Ludmillah Anjos, Pipoca das Pretas resgata ancestralidade no Carnaval

O bloco fará homenagens especiais a mulheres negras precursoras do Axé Music

Coletiva de imprensa reuniu grandes nomes do Axé Music
Coletiva de imprensa reuniu grandes nomes do Axé Music |  Foto: Denisse Salazar/Ag. A Tarde

Pelo segundo ano consecutivo o Bloco Pipoca das Pretas vai desfilar no Carnaval de Salvador. Na próxima segunda-feira (3), o trio pipoca comandado pela cantora Ludmillah Anjos fará homenagens especiais a mulheres negras precursoras do Axé Music, em celebração aos 40 anos do movimento.

Leia Também:

Neste ano, o projeto contará com diversas participações especiais de grandes nomes femininos e negros do Axé Music, como Mariene de Castro, Majur, Larissa Luz, Savannah Lima, banda Yayá Muxima, e muito mais.

Mariene de Castro será uma das convidadas especiais
Mariene de Castro será uma das convidadas especiais | Foto: Denisse Salazar/Ag. A Tarde

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (25), a idealizadora da Pipoca das Pretas, a cantora Ludmillah Anjos falou sobre a expectativa para o segundo ano do desfile sem cordas. Para ela, esse ano a Pipoca das Pretas irá para a avenida com muito mais força.

Imagem ilustrativa da imagem Sob comando de Ludmillah Anjos, Pipoca das Pretas resgata ancestralidade no Carnaval
Foto: Denisse Salazar/Ag. A Tarde

“A expectativa é que a gente vai trazer um público muito maior do que o ano passado, com certeza, com mais força, pretendendo que todos eles desfilem com felicidade, com amor, porque a gente também é amor e é felicidade. A gente vai agregar todo o povo baiano e todo o mundo que veio para assistir a Pipoca das Pretas”, disse a cantora.

Na coletiva, estiveram presentes alguns dos grandes nomes que serão homenageados no desfile, como Marinez de Jesus, ex-vocalista da Banda Reflexus, e Graça Onasilê, ex-cantora do Ilê Aiyê.

Marinez de Jesus, ex-vocalista da Banda Reflexus
Marinez de Jesus, ex-vocalista da Banda Reflexus | Foto: Denisse Salazar/Ag. A Tarde

A deputada Olívia Santana (PCdoB) também marcou presença. “Esse projeto tem o objetivo dessas mulheres negras terem espaço no Carnaval da Bahia. É muito difícil para as artistas negras serem contratadas, terem cachê verdadeiramente respeitoso. Então, levamos essa pauta para a SEPROMI, e a secretária Ângela escancarou as portas para receber esse projeto. Ano passado a Pipoca das Pretas saiu e foi bem difícil naquele momento. Mas esse ano o projeto vem com grandes apoios, e temos muito a agradecer. Temos um lema entre nós, aqui, que é: ‘Uma sobe, e puxa a outra’”, reforçou a deputada.

Olívia Santana, deputada federal
Olívia Santana, deputada federal | Foto: Denisse Salazar/Ag. A Tarde

Ângela Guimarães, secretária da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos de Comunidades Tradicionais (SEPROMI), revelou que a Pipoca das Pretas será o pontapé da comemoração dos 18 anos de criação da secretaria . Ângela ainda destacou a importância do bloco para a comunidade negra e feminina, que resgata a ancestralidade desse povo.

Ângela Guimarães, secretária da SEPROMI
Ângela Guimarães, secretária da SEPROMI | Foto: Denisse Salazar/Ag. A Tarde

"É fundamental colocar um trio desse na rua, também faz parte da luta contra o racismo. E é exatamente a mistura do racismo com o machismo, que tentou o tempo inteiro se apropriar dessa arte", disse a secretária.

O trio Pipoca das Pretas desfila na próxima segunda-feira (3), no Circuito Osmar (Campo Grande), com horário previsto para às 17h.

exclamção leia também