
Qualquer pessoa que tenha a oportunidade de viver, ao menos um dia o Carnaval do Nordeste de Amaralina, entenderá porque a festa momesca da localidade é considerada uma dos eventos de rua mais tradicionais da capital baiana. Existente há duas décadas, a folia, que tem como ponto central o Circuito Mestre Bimba, se reinventa ano após ano, mas sem perder suas características únicas e históricas.
E, mesmo ainda sendo subestimada por moradores de outros locais da cidade, a região do Complexo - que abrange outros três bairros (Vale das Pedrinhas, Santa Cruz e Chapada do Rio Vermelho) - segue provando na prática a sua independência, singularidade e a resistência em continuar fazendo a festa acontecer.
Leia Também:
Tem quem se questione o porquê residentes da localidade e de áreas vizinhas serem tão fieis ao Circuito Mestre Bimba, a ponto de dispensarem, inclusive, os demais circuitos do Carnaval de Salvador, preferindo, então, curtir apenas o Nordeste de Amaralina. Ninguém melhor do que os próprios foliões para apresentar e explicações para isso.

Longa história
Para Leandro Santana, 32 anos, que marca presença na festa há 12 anos, a irreverência, segurança e o respeito entre as pessoas que vêm curtir a festa fidelizam o público. "Aqui é o bairro em que todo mundo se respeita. No circuito o respeito também existe. A gente não tem ocorrências de briga, de assédio. Desde o primeiro dia até hoje, não tivemos casos de violência na festa. A PM está ali para comprovar isso. Seguiremos na paz até o último dia, com fé em Deus", disse.
Cleisson da Silva, também morador da região, compartilha do mesmo sentimento. "Aqui é bem seguro. Quem curte na paz, na tranquilidade, sem agonia. Não tem roubo, não tem briga, não tem nada disso. O circuito é bem aconchegante. A pessoa que chega aqui pela primeira vez vai querer voltar todos os anos. É diferente", opiniou.
Programação
Para todos os gostos e idades! Nesta sexta-feira (13), mais de oito atrações passarão pelo Circuito Mestre Bimba, destaque para o cantor Robyssão que, com hits das antigas, puxou o Bloco As Toalhas. Para a garotada, o comando da festa ficou por conta do 'Arrastão Favelinhas Kids'.
No sábado (14), a festa continua com várias apresentações blocos culturais, dentre eles, 'Arrastão os Canalhas', 'Trovãozinho', 'Bloco As Amantes do Nordeste' e mais.
Carnaval é no A TARDE Folia!
Acompanhe todos os detalhes do Carnaval de Salvador em uma transmissão com imagens ao vivo. Diretamente do Observatório A TARDE, no circuito Dodô, Silvana Freire e Marrom comandam a live do A TARDE Folia, no YouTube, trazendo o clima da festa em tempo real.
Além disso, nossas equipes de reportagem estão espalhadas por todos os circuitos oficiais da festa, garantindo informação de qualidade e a cobertura completa de tudo o que acontece na maior festa de rua do mundo. Carnaval é no A TARDE Folia!
