
A poucos dias do início oficial do Carnaval de Salvador, o Shopping da Bahia se prepara para mais um ano como principal ponto de distribuição de abadás da folia. O superintendente do centro comercial, Wilton Oliveira, destacou a importância da segurança e organização no processo de entrega, que contempla cerca de 90% das fantasias utilizadas pelos foliões nos blocos e camarotes da festa.
Leia Também:
O superintendente também ressaltou o horário especial de funcionamento do shopping durante a folia para garantir que todos os foliões consigam retirar seus abadás sem transtornos. "Esse ano mais uma vez estaremos abertos todos os dias do Carnaval, começamos no ano passado, foi um sucesso. O funcionamento para a entrega de abadás será no horário comercial, até o sábado de carnaval”.
Confira o esquema:
Sexta-feira - 9h às 22h
Sábado (1º) - 9h às 20h
Domingo (2), e segunda (3) - 10h às 20h
Terça-feira (4) - 12h às 20h
Quarta-feira de cinzas - 12h às 22h
Segundo a Central do Carnaval, ainda há a opção de agendamento, opção que possibilita que o folião evite filas e pegue o seu abadá com hora marcada. As entregas vão acontecer entre os dias 24/02 a 01/03, das 12h às 20h e do dia 02/03 a 04/03, das 10h às 18h.
Vale lembrar que, os blocos Camaleão, Vumbora e Bloco da Quinta começam as suas entregas no dia 25/02 e o Bloco Coruja, puxado por Ivete Sangalo começa às entregas no dia 26/02. Todas as entregas vão acontecer no estacionamento I1, no Shopping da Bahia. A Central do Carnaval oferecerá ainda opções de entrega no Aeroporto de Salvador.
Golpes na venda de abadás
Com a grande demanda de abadás, aumentam também os riscos de fraudes na venda das fantasias. A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, alertou sobre os golpes aplicados por criminosos, principalmente por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens.
"Muitas vezes são eles [os comerciantes] que primeiro sinalizam de que foram procurados ou por alguém que ofereceu com um valor que era significativamente abaixo do que tem sido oferecido, ou com algum indicativo de fraude, seja na utilização de cartão de crédito ou de boleto de pagamento. Então, nós sempre ressaltamos para que as pessoas comprem de modo oficial, comprem com as pessoas que conhecem e que desconfiem de quando um abadá, por exemplo, que é muito procurado, que tem um valor de mercado X, está sendo vendido com um valor substancialmente abaixo, porque isso já é um indicativo de fraude", explicou a delegada.
Para evitar cair nesses golpes, a Polícia Civil recomenda que os foliões evitem acessar links recebidos via mensagens e que sempre verifiquem a autenticidade das páginas de venda digitando o endereço diretamente no navegador. Segundo a delegada, no ano passado, uma quadrilha especializada nesse tipo de crime foi desarticulada, resultando na prisão de três pessoas.
Com a intensificação da fiscalização e do monitoramento virtual, a expectativa das autoridades é reduzir ainda mais os casos de golpes e garantir que os foliões aproveitem o Carnaval de Salvador com segurança. Bases móveis da Polícia Militar serão posicionadas estrategicamente, e agentes à paisana estarão infiltrados nos locais de retirada para identificar possíveis delitos.